Início do conteúdo

Comitê do IFRS orienta reforço nas medidas de prevenção da Covid-19


Foto em preto e branco e desfocada com pessoas sentadas e utilizando máscaras. Na foto frase: 6º edição do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do coronavirus

Ventilação dos ambientes e uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios são recomendados para conter o avanço dos casos

 

Devido ao aumento de casos de infecções pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 do IFRS reforçou a recomendação do uso de máscara em locais com baixa ventilação ou riscos de aglomeração. No caso de pessoas com sintomas respiratórios, a solicitação é que o uso da máscara ocorra em todos os ambientes. As orientações foram enviadas às Comissões Locais de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19.

O Comitê destaca ainda a necessidade da higienização das mãos, de manter os ambientes arejados e de estar com o esquema de vacinação em dia. Essas orientações constam também do Plano de Contingência do IFRS para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que teve a sexta edição publicada. O documento vem sendo atualizado conforme as condições sanitárias e traz diretrizes para orientar as unidades em relação à pandemia de coronavírus.

O Plano deve ser conhecido e seguido por toda a comunidade acadêmica (servidores, estagiários, trabalhadores terceirizados e estudantes). O documento é elaborado pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 do IFRS.

 

A situação da pandemia no Rio Grande do Sul

Neste mês de novembro, o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Covid-19 do Estado divulgou nota técnica na qual solicita o reforço das medidas de prevenção. No dia 23 de novembro, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que os números de casos positivos acumulados em sete dias haviam triplicado no Rio Grande do Sul, passando de um pouco mais de 1 mil, no início de novembro, para 4,6 mil. As internações clínicas também haviam aumentado, de 78 para 181.

Fim do conteúdo