Candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2023/01 realizam as provas neste domingo

Estudantes em sala de aula realizam prova.

As provas do Processo Seletivo de estudantes 2023/01 estão ocorrendo neste domingo, 04 de dezembro de 2022, nos 16 municípios em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) possui campi *. Mais de 10.700 candidatos estão inscritos para a seleção de alunos nesse formato.

Pela manhã, os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio realizaram o exame. À tarde, é a vez dos inscritos em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e em cursos superiores de graduação.

As provas são compostas por questões objetivas e, para os cursos superiores, também uma redação. O tema da redação deste Processo Seletivo foi os impactos da pandemia de Covid-19 na evasão escolar (quando os alunos deixam de frequentar as aulas). Os candidatos foram incentivados a refletirem sobre causas, consequências e ações para evitar que os estudantes se afastem da escola.

Divulgação dos gabaritos

Nesta segunda-feira, 05 de dezembro, serão divulgados os gabaritos preliminares. Os candidatos poderão acessar pela capa do site ingresso.ifrs.edu.br/2023, em “Últimas Publicações”. Os arquivos devem entrar no site a partir do final da manhã.

Aqueles que tiverem questionamento sobre o gabarito poderão enviar recursos solicitando a anulação de alguma questão ou a troca de gabarito. Para isso, é necessário preencher o formulário de recursos (que está nos anexos dos editais do Processo Seletivo, no site de ingresso), explicando as motivações e citando fontes que justifiquem as observações (as fontes podem ser materiais como livros, artigos, videoaulas…).

O período para recursos será de terça-feira, 6 de dezembro, até as 17h de quarta-feira, dia 7. O envio deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Os recursos serão analisados e um gabarito definitivo das provas será divulgado em 13 de dezembro de 2022.

Próximas etapas do Processo Seletivo de estudantes para quem realizou as provas

A partir da publicação do gabarito final, os candidatos que realizaram as provas precisarão aguardar a divulgação da lista com a classificação geral dos candidatos, prevista para 22 de dezembro, também no site de ingresso. Juntamente com a classificação, é publicada a Primeira Chamada para pré-matrículas, com o nome dos candidatos que obtiveram melhor classificação. Esses deverão enviar a documentação e preencher os formulários de matrícula no sistema eletrônico do IFRS no período de 04 a 10 de janeiro de 2023. O link do sistema e as orientações serão disponibilizados no site de ingresso.

É importante lembrar que os candidatos que não estiverem na lista de Primeira Chamada poderão ser convocados para a Chamada Pública de pré-matrículas, caso algumas vagas do seu curso não sejam preenchidas na Primeira Chamada. Por isso, é importante seguir acompanhando o site de ingresso e as etapas do cronograma do Processo Seletivo de estudantes.

📍 Etapas seguintes do Processo Seletivo de estudantes 20203/01 do IFRS
  • Publicação do gabarito preliminar das provas: 05 de dezembro de 2022
  • Recursos do gabarito preliminar: do dia 06 até as 17h do dia 07 de dezembro de 2022
  • Realização da palestra para seleção dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA): 07 e 08 de dezembro de 2022
  • Sorteio público entre os inscritos para os cursos que optaram por esse formato de seleção: 08 de dezembro de 2022

📝 Os candidatos devem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber sobre as próximas etapas do cronograma.

* O IFRS possui campi em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Campus Porto Alegre e Campus Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Confira imagens do dia de provas em alguns campi do IFRS:

📹 Confira também imagens em vídeo:

Imagens: Marindia Zeni, Dagmar Tamanho, Cristina Nascimento e Carine Simas

Edição do reels: Felipe David