Candidatos ao Processo Seletivo Complementar 2022/1: sorteio público será transmitido pela internet

Banner com a frase: Processo Seletivo Complementar IFRS 2022

Atualização: devido a problemas técnicos, o sorteio foi transferido para as 16h desta quarta-feira, 13 de abril.

Serão realizados nesta quarta-feira, 13 de abril de 2022, às 14h, os sorteios públicos para a classificação dos candidatos inscritos para cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio e da modalidade de Jovens e Adultos do Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/1 do IFRS. Os sorteios ocorrerão por meio de um sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.

A transmissão tem o objetivo de dar transparência ao processo. A lista dos candidatos com a sua classificação no sorteio, bem como o destaque para os classificados em primeira chamada, serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 14 de abril de 2022, juntamente com orientações para as pré-matrículas que ocorrerão entre os dias 15 e 17 de abril.

Como funcionam as diferentes chamadas de candidatos:

A lista de classificação dos candidatos do Processo Seletivo relaciona todos os inscritos conforme a ordem em que foram sorteados e seguindo também a cota em que estão concorrendo. Essa lista geral dá origem à primeira chamada ou a mais chamadas para as pré-matrículas, conforme o preenchimento das vagas ofertadas em cada curso.

Ou seja, a primeira chamada são os candidatos que foram os primeiros classificados e já deverão encaminhar a documentação para a pré-matrícula, seguindo as orientações e os prazos publicados no site ingresso.ifrs.edu.br para a primeira chamada. A pré-matrícula é a etapa em que os candidatos chamados precisam preencher os formulários eletrônicos e enviar a documentação necessária para a matrícula. Estando tudo certo com a documentação e com os formulários, os candidatos então têm a matrícula concluída (homologada) e passam a ser estudantes do IFRS.

Se depois dessa primeira chamada de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos – o que pode ocorrer caso algum candidato não apresente toda a documentação necessária, por exemplo -, o IFRS poderá publicar uma chamada pública para pré-matrículas. Por isso, é importante que os candidatos sigam acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br e fiquem atentos às orientações divulgadas.

📌Confira etapas importantes do cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

> Publicação dos resultados da seleção – 14 de abril de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br.

> Pré-matrículas – 15 a 17 de abril para a primeira chamada de candidatos.

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ Sobre o site de ingresso

No site do Processo Seletivo (PS) Complementar 2022 do IFRS, os candidatos podem conferir os editais, que detalham o processo de seleção e devem ser lidos com atenção. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial. Os candidatos podem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber as novidades do Processo Seletivo.