Campus Viamão divulga os episódios da edição 2022 do podcast IFRS – História No Ar!

Cartaz podcast IFRS – História No Ar! Episódios #08, #09 e #10. Os episódios da edição 2022 já estão disponíveis no Spotify.

podcast IFRS – História No Ar! é um projeto de ensino desenvolvido no Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que está na sua terceira edição. Trata-se de um espaço destinado à divulgação de abordagens fundamentadas cientificamente com respeito a temas contemporâneos, especialmente na área de humanidades: história, política, sociologia, geografia, economia e educação.

Episódio #8

Vivemos em uma sociedade que perpetua diversos tipos de violência. No que diz respeitos às mulheres, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 registrou que houve um aumento em 4% nos casos de estupro de meninas e mulheres entre os anos de 2020 e 2021 no Brasil. “Que tipo de sociedade cria condições para que casos como esses ocorram?”, “Como naturalizamos essa violência?”, “Como combater a violência contra as mulheres?” e “Como a violência contra as mulheres afeta seus direitos reprodutivos?” são algumas das questões abordadas no Episódio #8 do “IFRS – História No Ar!” – Violência contra a Mulher e Direitos reprodutivos. Neste episódio, a equipe do podcast conta com a participação da advogada, socióloga e cientista política Dra.ª Cibele Cheron.

Link do Episódio no Spotify – https://open.spotify.com/episode/0TP0ucN1tHOw4n15XPVXG3?si=1578a53ab47c4e76;

Roteiro: Gabriel Santos Berute; André Asturian; José Eduardo Abreu de Paula Farias

Convidada: Cibele Cheron

Edição: André Asturian; José Eduardo Abreu de Paula Farias

Episódio #9

Este é o Episódio #9 – Saúde mental e adolescência: pandemia, redes sociais e cotidiano escolar e nosso objetivo é refletir como a pandemia, as redes sociais e a rotina escolar afetam ou se relacionam com a saúde mental dos adolescentes. Para debater o tema, a equipe do IFRS – História No Ar! recebe a psicóloga Marinês Carvalho.

Link do Episódio no Spotify – https://open.spotify.com/episode/1RFV7lTWdOmdCywEBJyrrV?si=b0ac1723592b48d4;

Convidada: Marinês Carvalho

Edição: André Asturian; José Eduardo Abreu de Paula Farias

Episódio #10

Este é o Episódio #10 – Perspectivas e desafios sobre os 10 anos da Lei de Cotas no Brasil e as Ações Afirmativas no IFRS e nosso objetivo é fazer um balanço sobre os dez anos de aplicação da Lei de Cotas no Brasil e os desafios para o próximo período, a revisão prevista em lei e a sua aplicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Para debater o tema, a equipe do IFRS – História No Ar! contou com a historiadora Dra.ª Alba Cristina Couto dos Santos Salatino.

Link do Episódio no Spotify – https://open.spotify.com/episode/54GoSm87rBCMiZ5xHtDWVc?si=22c1d7e3dc36449c;

Convidada: Alba Cristina Couto dos Santos Salatino

Edição: André Asturian; Gabriel Santos Berute; José Eduardo Abreu de Paula Farias