Incubadora do Campus Osório desenvolve aplicativo para distribuição de alimentos de cooperativas

Será lançado nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 19h30min, o aplicativo CoopFrete, desenvolvido pela equipe que atua no ‘Programa Agricultura Familiar da Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público’ do Campus Osório do IFRS. Totalmente gratuito, o app pretende dinamizar a logística de distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar no estado ao atender 44 cooperativas associadas à rede de abastecimento RedeCoop.

Inicialmente, o CoopFrete vai escoar a produção de 12 mil famílias em 31 municípios gaúchos. “A ideia é otimizar a logística da nossa rede”, explica Charles Lima, presidente da RedeCoop. “Acontece muito de duas cooperativas que são vizinhas ou são de uma mesma rota levarem produtos para um mesmo município e às vezes voltarem com caminhão vazio”, analisa. “Com o CoopFrete, elas vão poder dividir caminhão e até fazer a logística reversa, ou seja, voltar com o caminhão carregado de produtos de outros locais. Isso significa economia no transporte, o que também ajuda a reduzir emissões de gases no meio ambiente”, defende.

A parceria com as cooperativas da RedeCoop se deu por meio do trabalho desenvolvido desde 2018 pela Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários do Campus Osório com a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt). Entre os trabalhos já desenvolvidos, está um sistema de identificação da origem dos alimentos, que permite aos consumidores dos produtos da cooperativa incubada identificar, pelo celular, a origem do alimentos que estão na sua mesa.

Evento de lançamento do aplicativo CoopFrete

A novidade será apresentada em live transmitida pelas redes sociais da RedeCoop (Facebook e YouTube) a partir das 19h30min desta quinta-feira, 28 de janeiro de 2021.

Vai contar com a participação de Charles Lima (presidente da RedeCoop), Adiecson Gross Bobsin (coordenador de Logística da Coomafitt), Tiago Guimarães e Vinícius Machado (professores do IFRS – Campus Osório) e os bolsistas da Incubadora Eduardo Colissi, Laisa Costa, Luan Souza e Rafaela Bobsin.

Sobre o projeto

Fundada em 2017, a Incubadora de Redes e Empreendimentos Solidários (Ires) é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O objetivo é atender as necessidades pontuais apresentadas pelas organizações selecionadas via edital para participar do projeto de incubação externa.

A equipe da Incubadora é composta por professores e estudantes dos cursos Tecnologia em Processos Gerenciais (de nível superior), Técnico em Administração e Técnico em Informática (ambos da modalidade Integrado ao Ensino Médio). Os jovens aliam trabalho de campo e produção aos aprendizados de sala de aula, gerando de conhecimentos relevantes para a comunidade local.

Leia também: Incubadora do campus desenvolve sistema para identificar produtos de cooperativa de agricultores

> Texto da Comunicação do Campus Osório com informações da Assessoria de Comunicação da RedeCoop