Alunos do IFRS conquistam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Estudantes sorrindo seguram prêmios e também a bandeira do IFRS.

A equipe Céu Azul, do Campus Ibirubá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), conquistou medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). O grupo é composto pelos estudantes Natália Adam, Vitor Cossul e Henrique Simon (foto em destaque), do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, coordenados pela professora Bruna Dalcin Pimenta. Essa é a segunda vez consecutiva que o Campus Ibirubá conquista o ouro na Olimpíada (leia mais sobre a primeira vez em IFRS Campus Ibirubá vence 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária)

O IFRS também esteve representado na fase presencial da Obap pela equipe Agricolinas 2.0, do Campus Sertão. O grupo foi composto pelas discentes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio Cristiana Fernandes Valim, Karine Zambam e Maria Luísa Pilonetto, orientadas pelo professor Heitor José Cervo.

Dos 3.100 estudantes inscritos na primeira fase da Olimpíada, foram selecionados para a fase presencial 236, de 15 estados e de países da América Latina. Eles viajaram para a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, onde o evento aconteceu de 7 a  10 de setembro de 2022. Ao todo, foram 59 equipes, formadas por um orientador e três estudantes de cursos integrados e subsequentes ao Ensino Médio.

Os competidores passaram por provas práticas e teóricas, em equipe e individuais. Para a prova teórica foi aplicado um questionário com dez questões de múltipla escolha e dois problemas discursivos. Entre as temáticas, o teste abordou tópicos como adubação e fertilização; agricultura; comportamento e bem-estar animal; inseminação artificial de bovinos; mecanização agrícola; topografia; entre outros. Para as atividades práticas, foram montadas as estruturas para as provas de inseminação artificial bovina e regulagem de máquina agrícola para a semeadura, além de provas em laboratório.

Estudantes e professor orientador sorrindo e segurando a bandeira do IFRS e do Rio Grande do Sul. em meio a dois prédios.

Estudantes do Campus Sertão e o orientador participando da Obap