Aliança para Inovação da Serra Gaúcha é formalizada

Gestores participantes do evento reunidos em foto.

Foto Bruno Zulian

Depois de quase um ano de planejamento e alinhamento de ideias, a Aliança para Inovação da Serra Gaúcha foi formalizada. O encontro reuniu representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), das Universidade de Caxias do Sul (UCS), Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na UCS, em Caxias do Sul.

Veja também

No documento as instituições estabelecem um acordo para empenhar esforços conjuntos e articular as quatro instituições de Ensino Superior em torno de ações de alto impacto e estruturantes para o avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da Serra Gaúcha. A colaboração terá caráter técnico, científico e cultural, e será desenvolvida através de projetos específicos.

O professor Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS, instituição que vai liderar a aliança na região, destacou, em sua fala, que três serão as temáticas prioritárias para a parceria, num primeiro momento: cidades inteligentes – o que envolve a mobilidade, saúde e materiais.

A Pró-reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, representando o Reitor do Instituto na ocasião, destacou o ambiente de colaboração proposto pela aliança. “Essa cooperação nos ajuda a fazer melhor o nosso trabalho, e acredito que seja assim para todas as instituições aqui envolvidas. Já temos projetos em andamento e agora os congregamos num objetivo único e mais definido. Isso certamente fará diferença”.

Sobre a formação da Aliança

Os debates para formalização de uma Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha começaram em janeiro. Em fevereiro, durante encontro em Flores da Cunha, os reitores das quatro Instituições assinaram um manifesto formalizando a intenção de criar uma aliança regional. No dia 17 de outubro, durante reunião, ficou decidido o modelo de colaboração entre as instituições, que terá foco no caráter técnico, científico e cultural, e deve ser realizada por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acordo entre as IES.

Em 28 de outubro foi assinado o protocolo de intenções que formaliza o modelo de cooperação.

Números da Parceria
  • Mais de 5 mil docentes; professores e/ou pesquisadores reunidos pelas quatro instituições
  • Mais de 2 mil laboratórios para ensino, pesquisa, extensão e inovação
  • Mais de mil linhas e/ou grupos de pesquisas