Instituições de ensino encaminham criação de Aliança para a Inovação na Serra Gaúcha

Reitores da Uergs, Ufrgs, UCS e IFRS em frente a Universidade de Caxias do Sul em Flores da Cunha.

Com o objetivo de estimular o avanço do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha, começou a ser delineada uma Aliança Regional para a Inovação. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) será uma das instituições participantes. Um encontro para tratar da criação da rede foi realizado na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, no dia 23 de fevereiro de 2022. Estiveram presentes o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e os reitores das universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes; de Caxias do Sul (UCS), Evandro Kuiava; e Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Leonardo Beroldt.

Os dirigentes assinaram um manifesto formalizando a intenção de criar a aliança. Segundo o documento, “a colaboração será materializada por meio de projetos de caráter técnico, científico e cultural desenvolvidos, integrando, além das quatro instituições, o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil”.

O reitor do IFRS destaca que a cooperação resultará em benefícios tanto para a comunidade acadêmica das instituições envolvidas quanto para as comunidades da região. “Trata-se de  um importante movimento para fomentar a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico na serra gaúcha. E o melhor caminho para isso é através desta parceria entre nossas instituições, todas com experiência e reconhecida capacidade técnica. Quando acontecem iniciativas como essa, ganham as instituições, mas ganha mais ainda a sociedade”, afirma Júlio.

A partir do manifesto dos reitores, serão realizados outros trâmites para concretizar a rede. A previsão é que as ações da rede possam ter início ainda no primeiro semestre de 2022.

Foto: Divulgação UCS – Reitores da Uergs, Ufrgs, UCS e IFRS (da esquerda para a direita)

Texto: com informações da Comunicação da Ufrgs