Início do conteúdo

Ações integradas do Novembro Negro


Os Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão promovendo ao longo do mês de novembro atividades relativas ao Dia da Consciência Negra (leia mais sobre a data abaixo). 

Neste ano, a programação do Novembro Negro ocorrerá no formato on-line, mas haverá atividades presenciais artísticas e reuniões de acompanhamento técnico com os quilombos. As atividades on-line tiveram início no dia 4 de novembro.

*Atualizada em 16 de novembro*

Confira a agenda das próximas atividades:

15 de novembro

– 16h – Livre do Projeto Letras Pretas da Afroteca da Associação Satélite Protidão (ASP) com a autora Marieta dos Santos da Silveira.  Promoção do Naaf do Campus Viamão, com transmissão pelo Yotube da ASP

15 a 30 de novembro

Exposição de fotografias “Consciência Negra em Foto: cinquentenário do Vinte de Novembro” Transmissão pelo Facebook da Associação Satélite Prontidão. 

Concurso de fotografias ocorrido entre 20 de outubro e 10 de novembro promovido pelo Naaf do Campus Viamão e Associação Satélite Prontidão – O resultado será divulgado ao público no dia 20 de novembro, às 10h, por meio de uma live no Facebook da Associação Satélite Prontidão.

16 de novembro a 2 de dezembro

– 18h – Encontro Aberto do Grupo de Estudos do Neabi Campus Osório – Encerramento das atividades do grupo em 2021 com a leitura de textos de escritoras e escritores negros. Participação pelo google meet no link http://meet.google.com/nob-vawk-bkt

– 19h – I Mostra de Música Negra do Neabi do Campus Porto Alegre – palestra “Música Negra do Rio Grande do Sul: ontem, hoje e amanhã”, com o músico e pesquisador Walter Mello Ferreira, o Pingo Borel, que também é discente do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus. O evento acontece pela plataforma Meet, no link meet.google.com/bfw-akzn-vneDe 27 de novembro a 1º de dezembro, todos os dias, às 19h, serão publicados, no canal do Neabi Campus-POA no YouTube, depoimentos artísticos seguidos de clipes musicais desses artistas convidados. Ao final do evento, os vídeos formarão uma playtlist permanente. O encerramento da Mostra acontece no dia 02 dezembro, quinta-feira, no mesmo horário, com uma roda de conversa entre os artistas convidados, a ser transmitida no canal do Neabi Campus-POA no YouTube Saiba mais

17 de novembro

– 9h30min – V Diálogos Inclusivos Paulo Freire – I Diversicolor-Consciência Negra: Por quê? EMEF Paulo Freire; EMEF Gov. Leonel de Moura Brizola; Colégio Guajuviras. Terá transmissão por este link (que abrirá na hora e dia do evento). O evento é uma promoção do Neabi Campus Canoas.

17 e 18 de novembro

– 19h – III Semana Integrada da Consciência Negra – Neabi do Campus Erechim em parceria com Uergs Erechim, UFFS, Movimento Étnico-Cultural dos Negros de Erechim (Mene). As atividades terão transmissão no Youtube do Campus Erechim. A programação poderá ser vista no site do campus.

19 de novembro

– 19h – Live Memorial da ASP – Clubes sociais negros: presente e futuro do associativismo. Promoção do Naaf do Campus Viamão em parceria com a Associação Satélite Prontidão (ASP). Transmissão pelo YouTube

– 19h – Roda de Conversa Sopros de Leitura. O evento será transmitido on-line pelo canal oficial do Campus Bento Gonçalves no YouTube e é uma promoção do Neabi do Campus. Saiba mais

22 de novembro

– 15h – Ações do Neabi Campus Canoas para uma educação antirracista na Câmara de Vereadores de Canoas. A transmissão será pelo YouTube da Câmara de Vereadores. 

– 17h30 – Roda de Conversa Consciência Negra. O evento será transmitido on-line pelo canal oficial do Campus Bento Gonçalves no YouTube e é uma promoção do Neabi do Campus. Saiba mais

 23 de novembro

– 19h – Branquitude crítica, com as professoras Sabrina Rosa e Roberta Machado do Campus Rio Grande. Os interessados poderão acompanhar pelo endereço https://meet.google.com/qxs-iznd-ptj.

– 9h – Do rancho clássico à sociologia militante, com a socióloga Jocelem Fernandes – Atividades em parceria entre o Neabi do Campus Rio Grande e o Museu Afro-Brasil-Sul. Transmissão pelo endereço  https://meet.google.com/gkp-xyio-fyq 

Informações sobre as atividades na página do Facebook do Neabi do Campus Rio Grande, acesse 

25 de novembro

– 18h – Representatividade importa: reflexões para uma educação antirracista, com Estevão de Fontoura (IFRS) e Maria Eduarda Ribeiro da Silva (UCS). A ação integra o curso de Formação Pedagógica do IFRS – Campus Farroupilha  e poderá ser acompanhada pelo Youtube do Nead do Campus Farroupilha

 

Atividades já realizadas na programação do Novembro Negro de 2021

04 de novembro

– 19h às 21h – Branquitude e relações étnico-raciais, com Marcus Vinicius de Freitas da Rosa (Ufrgs), Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS-RG) e Alba Cristina Salatino (IFRS-Arer). A atividade é parte da programação do curso Educação para Relações Étnico-raciais, segunda edição. Teve transmissão pelo canal IFRS-Oficial no YouTube.

09 de novembro 

– 19h – Identidade urbana e improviso: história da música negra no RS – Promoção do Neabi do Campus Rio Grande, com Mestre Diones.

11 de novembro

– 19h – Encontro “Religiosidade Afrobrasileira: Corpo, Fé, Culinária, Resistência e Heranças Ancestrais”. Promovido pelo Naaf do Campus Vacaria. Saiba mais

– Reunião técnica no quilombo da Anastácia – Campus Viamão 

19h às 21h – Palestra “Reconhecimento, história(s) e (re)existência(s)”, com os palestrantes: Mako’Yilè Yabace CoMPaz – Kelly Rocha de Souza David (Escola CoMKola Kilombola Epè Layiè) e  José Otávio Catafesto de Souza (Ufrgs), mediado pela assessora de Relações Étnico-raciais do IFRS, Alba Cristina Salatino. A atividade é parte da programação do curso Educação para as Relações Étnico-raciais, segunda edição. Tem transmissão pelo canal IFRS-Oficial no YouTube

 

Sobre o Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data faz alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695. Em 1971 foi celebrado pela primeira vez o 20 de novembro como “Dia da Consciência Negra”, numa iniciativa do professor e poeta gaúcho Oliveira Silveira e o Grupo Palmares, Porto Alegre. É uma data de afirmação, valorização identitária e reconhecimento étnico-racial. Também, é uma data simbólica de combate ao racismo.

O Brasil foi o país que mais recebeu escravos no mundo e foi também o último do mundo ocidental a abolir a escravidão. A assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS, Alba Cristina Couto dos Santos, lembra que é muito importante lembrarmos desses dados históricos não desconectados da realidade atual. “A marginalização da população negra é resultado de um passado-presente, pois os processos discriminatórios persistem, seja na vida cotidiana sociocultural seja no mercado de trabalho”, observa.

Atualmente, mais da metade da população brasileira se autodeclara negra, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Porém, os números significativos não se refletem nos demais espaços de atuação. “Ainda que tenha crescido a participação de negros e negras em espaços antes negados, como no ensino superior, é evidente a necessidade de ampla discussão sobre acesso, oportunidades e estratégias de permanência a esta população, alijada historicamente”, complementa Alba.

Poucos trabalhadores negros têm cargos de gerência ou diretoria. Nos cargos políticos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 32% dos prefeitos eleitos em 2020 são negros. Eles são cerca de um quarto dos deputados federais e 28,9% dos deputados estaduais. Além disso, dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que, em 2013, havia apenas cerca de 15% de magistrados negros.

Confrontar atitudes racistas e preconceituosas a partir da informação, do conhecimento e do diálogo deve ser um hábito nos ambientes de convívio, ação necessária para a construção de uma sociedade em que as diferenças são respeitadas.

Um mundo melhor é construído por todos!

Fim do conteúdo