Abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2023

Quatro estudantes, sendo dois meninos e duas meninas sorriem e seguram um passaporte.

Foto: Divulgação da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil

Estudantes do Ensino Médio do IFRS com idade entre 15 e 18 anos podem participar

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil anunciaram o processo seletivo com 50 vagas para o programa Jovens Embaixadores (JE) 2023. O programa busca alunos do ensino médio da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que estão atualmente engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e buscam a solução de problemas em suas comunidades. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os requisitos. As inscrições vão até 12 de setembro e o intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para janeiro de 2023.

De acordo com a Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil, o programa respeitará todos os protocolos de saúde segurança e eventuais restrições, podendo sofrer alterações e reajustes até a sua implementação.

Para participar do Programa Jovens Embaixadores os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos exigidos. Veja abaixo:

– Ter nacionalidade brasileira;

– Em janeiro de 2023 não ter menos que 15 anos e nem ter completado 19 anos;

– Ser aluno(a) do ensino médio na rede pública brasileira. Os candidatos devem estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2022;

– Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

– Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

– Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

– Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

– Ter excelente desempenho escolar;

– Ter perfil de liderança e iniciativa;

– Ser comunicativo(a);

– Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

– Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Acesse o site oficial do programa, leia o edital completo e inscreva-se.

Sobre o Programa:

Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

É uma iniciativa da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Departamento de Estado dos EUA. Além disso, conta com o apoio institucional das empresas FedEx, IBM e MSD, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo +Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil e da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa. Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde sua criação, mais de 700 jovens brasileiros já participaram do programa.

Para mais informações sobre o programa, visite: https://jovensembaixadores.org.br e https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores.