3º Salão do IFRS tem abertura com destaque ao tema “Mulheres na Ciência”

Um grande evento, com 900 participantes e quase 500 trabalhos apresentados, mas apenas uma amostra do que é o Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O 3º Salão de Pesquisa, Ensino e Extensão teve início nesta sexta-feira, 23 de novembro de 2018, no Campus Bento Gonçalves. São dez eventos em um só, congregando apresentações de pesquisas, ações de ensino, extensão, inovação, arte, cultura…. e promovendo a integração entre estudantes e servidores dos 17 campi da instituição.

A primeira atividade foi a apresentação do espetáculo “Alice no País das Mulheres”, do Campus Osório. Em seguida, ocorreu a solenidade de abertura. O tema central do evento, “Mulheres na Ciência”, dominou as falas. As autoridades acadêmicas salientaram que a discriminação ainda está enraizada na sociedade, e por isso é preciso discutir gênero e estimular o envolvimento das estudantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O reitor, Júlio Xandro Heck, destacou que há muitas mulheres ocupando cargos de gestão no IFRS, envolvendo-se em projetos de pesquisa e sendo premiadas por seu trabalho, mas ainda é preciso avançar. Júlio também lembrou dos 10 anos dos Institutos Federais, a serem completados em 29 de dezembro deste ano. Salientou que os IFs  nasceram com uma proposta ousada e levaram o ensino federal, gratuito e de qualidade a lugares em que as universidades não chegaram. Para o reitor, os Institutos provocaram a maior revolução já ocorrida na educação pública brasileira. Atualmente, há unidades de IFs em aproximadamente 600 municípios, totalizando 1 milhão de estudantes nos 38 Institutos Federais do Brasil. Mas para fazer educação de qualidade, frisou o reitor, são necessários recursos.

Tiveram falas na abertura, além de Júlio, a diretora do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé; e os pró-reitores de Ensino, Lucas Coradini; Extensão, Marlova Benedetti; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto. Ainda compuseram a mesa os pró-reitores de Administração, Tatiana Weber; e de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo; o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim; a vice-presidente da União dos Estudantes do IFRS Osvaldo Casares Pinto, Aryeli Ortiz; e a secretária de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasques.

Destaque e homenagem

Para contar histórias de estudantes que se dedicaram à pequisa, a professora do Campus Osório Flávia Santos Twardowski Pinto falou em seguida. Diferentes bolsistas da Flávia, em especial meninas, receberam reconhecimento com premiações nacionais e internacionais por seus projetos de pesquisa. A professora frisou a importância não apenas de fazer ciência, mas de divulgá-la para a comunidade. Entre as premiações recebidas pelos estudantes por participação em eventos científicos, muitas foram oportunidades de estar em outros eventos científicos no exterior. Além da experiência e do aprendizado, são oportunizadas algumas aventuras. Citou estudantes que fizeram visita à Nasa, foram à Cordilheira dos Andes, estiveram no Universal Studios.

Flávia é orientadora da estudante Juliana Estradioto, que recebeu o prêmio Jovem Cientista 2018, na categoria Ensino Médio. A aluna utilizou casca de maracujá e produziu um protótipo de plástico para armazenar mudas de plantas. O material é biodegradável, podendo ser enterrado junto com a muda. A premiação como Jovem Cientista, divulgada no final do mês de outubro, ganhou repercussão em todo o Brasil. Depois da fala da professora, ela e Juliana receberam, do reitor Júlio Heck, certificados de Menção Honrosa pela dedicação e o desempenho.

Palestra de abertura

A palestra de abertura abordou o tema geral do evento e foi ministrada pela professora de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Carolina Brito Carvalho dos Santos. A palestrante destacou que as poucas mulheres atuantes na ciência e tecnologia perdem espaço ao longo da carreira, e mais mulheres implica maior diversidade, melhor ciência e maior eficiência. Para desenvolver o país, afirmou, é preciso mais pessoas envolvidas nessas áreas: “Esta ‘gente’ tem que ser diversa em termos de gênero, de cor, de localidade geográfica…”, salientou.

O 3º Salão congrega os eventos: 3º Salão o 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), 6º Seminário de Extensão (Semex), 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), 3º Seminário de Pós-graduação, 3º Seminário de Internacionalização, Mostra de Inovação e Tecnologias, Mostra de Arte e Cultura, Desafio Criativo, Mostra Baja e Espaço 10 Anos IFRS. Durante a tarde, ocorreram apresentações orais de trabalhos e diversas outras atividades. O encerramento do primeiro dia foi com a apresentação cultura “João e Maria”, do Campus Restinga.