Visita guiada ao Campus Bento Gonçalves faz parte das atividades do Salão

Os participantes do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocorre nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, poderão participar da visita guiada ao Campus Bento Gonçalves.

As visitas ocorrerão em dois momentos em cada um dos dias, nos horários das 9h30 e 14h30, com saída em frente ao prédio D. Não haverá inscrições. Poderão participar todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o Campus e alguns dos seus projetos.

Com duração prevista de uma hora, a visita vai passar pela agroindústria, Vinícola-Escola, projeto Abelhas do Bem, Observatório de Formigas, Laboratório Pipa.

Sobre os projetos e locais visitados

Abelhas do Bem

O projeto tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas, fazendo com que a comunidade identifique essas espécies e as preservem, reconhecendo-as como fundamentais para a sobrevivência do planeta!

Para isso foram instaladas no meliponário do IFRS caixas de abelhas nativas (sem ferrão), que servem para apreciação e complementação de conhecimento de estudantes, meliponicultores e apicultores, docentes e comunidade.

Observatório de formigas

O projeto “A vida secreta das formigas” tem como objetivo principal utilizar o “observatório de formigas” presente no Campus Bento Gonçalves para ampliar a aproximação entre o conhecimento que é gerado no meio acadêmico e as escolas da rede pública e privada de ensino, e de diferentes comunidades. Proporciona conhecimentos a respeito das diferentes espécies de formigas e sua relação com o homem, animais e o meio ambiente.

Laboratório Pipa

Localizado no Bloco A do Campus, O Projeto Pipa IFmakeRS, por meio da Cultura Maker, promove a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia. Entre os diversos equipamentos que estão à disposição dos estudantes e da comunidade externa encontram-se impressoras e scanner 3D, kit robótica Lego e Arduino, cortadora laser CNC e diversas ferramentas.

As ações desenvolvidas pelo projeto buscam valorizar práticas que tenham estudantes do Campus como protagonistas de seus processos de aprendizagem através da educação  Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), da educação empreendedora e de outras metodologias ativas. Para isso, o espaço conta com uma estrutura para o desenvolvimento de prototipagem em diferentes frentes: modelagem 2D e 3D com a CNC a laser e as impressoras 3D e prototipagem eletrônica com arduino.

Agroindústria

A Agroindústria do Campus é uma seção que engloba a aprendizagem profissional qualificada e multidisciplinar através de atividades de ensino, pesquisa e extensão e a produção de alimentos seguros e de qualidade para atendimento do refeitório do campus, envolvendo o beneficiamento, processamento e transformação de produtos de origem vegetal e animal.

Vinícola-Escola

Inaugurada em 1979 é um espaço utilizado para aulas práticas dos cursos de Viticultura e Enologia. Com uma área total de 3.813,20 m², atualmente possui produção de, aproximadamente, 5.000 litros de suco de uva, vinhos, espumantes e destilados. Em suas dependências são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de estágios supervisionados durante a safra e ao longo do ano. Também é sede da Enoteca, primeira coleção pública de vinhos do Brasil.