Início do conteúdo

[Vídeo] Exercícios de respiração e meditação ajudam na saúde mental


Nestes tempos em que o isolamento social se faz necessário para a transmissão do covid-19 não se amplie, manter a mente tranquila se faz necessário. No IFRS, contamos com o apoio do professor de educação física Vicente Cabrera Calheiros do Campus Caxias do Sul. Ele nos traz orientação para um exercício e simples de respiração por meio da prática meditativa. Confira:

 

Mais exercícios: 

No início de abril, lançamos o vídeo gravado pela professora de Educação Física Heloisa Santini, do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com uma proposta bem legal que inclui fortalecimento muscular e alongamentos. Você só precisa de: 1) um espaço pequeno em casa ou no apartamento; 2) uma cadeira ou banco; 3) um colchonete, colchão ou tapete; 4) uma bola; e 5) vontade. Outra dica é usar uma roupa confortável e um tênis.

São exercícios básicos e conhecidos por grande parte das pessoas, explica a docente. Mas o ideal é que cada um avalie a sua condição física na hora de realizar e lembre-se de orientações que já tenha recebido de profissionais de saúde. A sugestão é começar com uma série de 10 a 15 repetições de cada atividade, conforme a pessoa se sinta confortável, e sempre observar as orientações para manter a postura. Com o passar do tempo, o praticante pode avaliar aumentar para duas repetições ou até três.

 

Fim do conteúdo