Vem aí o processo seletivo complementar de estudantes

Cinco campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul  (IFRS) vão oferecer vagas em um Processo Seletivo Complementar, para ingresso ainda este ano. São vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação. O site do Processo Seletivo (PS) já está no ar. Acessando o endereço ingresso.ifrs.edu.br, os candidatos poderão conferir a lista de cursos e vagas. O período de inscrições será de 04 a 11 de agosto de 2021.  No total, serão aproximadamente 600 vagas, para cursos dos campi  Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão (abaixo, mais informações).

A publicação dos documentos com o detalhamento do processo (editais) ocorrerá no dia 02 de agosto e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 04 de agosto. Os editais conterão orientações sobre as inscrições, que ocorrerão de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Para poder fazer sua inscrição neste processo de seleção o candidato deverá estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

📝Confira o que já está definido sobre o Processo Seletivo, marque as datas na agenda e fique atento ao site e às redes sociais do IFRS para acompanhar as novidades:

• Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

📌Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes:

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 02 de agosto de 2021
  • Inscrições do processo seletivo – 04 a 11 de agosto de 2021
  • Sorteio público – 19 de agosto de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 23 de agosto.

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações.

* Sobre os campi: Cinco campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles:  Campus Erechim, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Vacaria e Campus Viamão.

> Para mais informações os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

📌Estimativa de vagas a serem ofertadas:

• Cursos técnicos integrados ao ensino médio – 66 vagas
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – 352 vagas
  • Cursos superiores de graduação – 137 vagas
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 44 vagas

Cursos que serão ofertados no Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do IFRS