Início do conteúdo

Vem aí, Enade 2019


Participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 os estudantes de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que estão concluindo os cursos de:  Agronomia (campi Bento Gonçalves, Ibirubá, Sertão e Vacaria), Engenharia de Alimentos (Campus Erechim), Engenharia de Produção (Campus Caxias do Sul), Engenharia de Controle e Automação (Campus Farroupilha), Engenharia Mecânica (campi Erechim, Farroupilha, Ibirubá e Rio Grande), Engenharia Química (Campus Feliz), Zootecnia (Campus Sertão), Tecnologia em Agronegócio (Campus Sertão), Tecnologia em Gestão Ambiental (campi Porto Alegre, Sertão e Viamão). Essa é uma etapa muito importante para a formação.

Nesta segunda-feira, 2 de setembro, foi aberto o período para preencher o Questionário do Estudante – que vai até 21 de novembro de 2019. O questionário é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

As provas presenciais ocorrerão no dia 24 de novembro de 2019. Os estudantes devem ler atentamente o Edital 43/2019, em especial a partir do item 10. Acesse o Edital

As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades desde a edição 2018 é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store . Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento.

Prova será dia 24 de novembro

O Enade será aplicado no domingo, 24 de novembro de 2019. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília. É recomendado a todos os estudantes que compareçam ao local de realização da prova até as 12h (Horário de Brasília, DF). A aplicação será encerrada às 17h30min (Horário de Brasília, DF).

A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

> Saiba mais sobre o IFRS no Enade e confira algumas dicas na aba “Enade”.

Fim do conteúdo