Início do conteúdo

UGI Itinerante realiza primeira edição com foco na prevenção e enfrentamento a assédio e violências


Conceição Aparecida Gonçalves Destro na abertura do evento.

Dialogar e capacitar para prevenir assédio e violências foi o foco da primeira edição da UGI Itinerante, promovida pela Unidade de Gestão da Integridade (UGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira, 27 de agosto de 2025, no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves, e reuniu servidores da unidade para discutir o tema “Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS: fundamentos legais, responsabilidades e práticas institucionais”

A abertura foi conduzida pela coordenadora da UGI da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, Conceição Aparecida Gonçalves Destro; pelo diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro; e pelo reitor do instituto, Júlio Xandro Heck. Eles destacaram que a integridade pública é uma responsabilidade compartilhada, que deve envolver todos os servidores e setores da instituição e contar com instâncias autônomas, como Ouvidoria, Coordenadoria de Correição, Comissão de Ética e Auditoria, para assegurar o cumprimento da legislação e o adequado tratamento de denúncias de qualquer natureza. 

Foco na prevenção 

A palestra principal foi ministrada pelo procurador-chefe do IFRS, Albert Caravaca, que abordou conceitos relacionados a assédio sexual, importunação sexual e outras formas de violência, como o racismo e a homofobia, além de marcos legais que tratam do tema, como a Lei nº14.540/2023. Apresentou também documentos do IFRS que regulamentam a prevenção e o enfrentamento de assédios e violências, como a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e a Instrução Normativa que define fluxos e procedimentos para denúncias.

Palestra do procurador-chefe do IFRS, Albert Caravaca

Albert ressaltou que a prevenção é fundamental para reduzir ou evitar ocorrências, mas, quando necessária, a apuração deve ser conduzida de forma justa, com garantia de direitos tanto para as vítimas quanto para os envolvidos nas investigações. Ele destacou ainda a necessidade de cuidado no uso de canais institucionais e pessoais para acusações antes da conclusão dos ritos legais.

Ao fim do evento o procurador apresentou algumas iniciativas já realizadas pelo IFRS, como a Cartilha de Enfrentamento do Racismo no IFRS: por uma educação antirracista e a Cartilha de Enfrentamento às Violências de Gênero no IFRS.

Sobre a UGI Itinerante

O projeto UGI Itinerante visa promover visitas presenciais da Unidade de Gestão da Integridade aos campi do IFRS, com o objetivo de aproximar a equipe de servidores, difundir informações sobre temas estratégicos e estimular debates sobre integridade pública no âmbito institucional. Os encontros são organizados a partir da solicitação das unidades, que também definem os temas a serem trabalhados. A iniciativa integra o Plano de Integridade do IFRS, em vigência no período de 2024 a 2025.

Visite a página da UGI

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: ugi@ifrs.edu.br.

Leia também 

Fotos: Daniel de Moura/Comunicação Campus Bento Gonçalves

Fim do conteúdo