Início do conteúdo

Encontro de pesquisadores e extensionistas promove reflexões sobre sustentabilidade, pesquisa e extensão


John Fernando de Farias Wurdig, professor da UFPel palestrando no evento.

Mesa “A inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na pesquisa e na extensão”

Os participantes puderam qualificar-se no tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em questões relacionadas à pesquisa e à extensão

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram o tema central do 3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento, realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, no Campus Bento Gonçalves, contemplou o 7º Curso de Pesquisadores e o 5º Curso de Capacitação para Extensionistas. Estiveram presentes mais de cem servidores dos campi do IFRS.

Os ODS são compostos por 17 objetivos (veja a lista no final do texto) e 169 metas, nos quais constam os principais desafios de desenvolvimento mundial. Para falar sobre o assunto foi realizada a mesa “A inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na pesquisa e na extensão”, da qual fizeram parte o educador e especialista em gestão de resíduos sólidos no Green Thinking Project, John Fernando de Farias Wurdig; o professor da UFPel Adriano Luís Heck Simon; e o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

Eduardo, Flavi, Marlova, Adriano e John

John frisou a importância de que se estude os ODS para entender de fato do que se trata. Ele conta que quando se começou a falar em sustentabilidade, a pauta era o meio ambiente, porém com o avanço dos anos, as pessoas passaram a fazer parte dessa premissa. “Quando íamos pensar que falar em igualdade de gênero era uma questão de sustentabilidade? Com o tempo, as coisas foram evoluindo e hoje a gente traz muito a questão das pessoas”. Seguindo a mesma linha de pensamento, Adriano pontuou que a construção histórica leva a um conceito de sustentabilidade que é uma constante. “A sustentabilidade é uma situação em que se encontram não só as questões ambientais, mas as relações políticas, econômicas, culturais e socioambientais e elas não são simétricas, porque a formação territorial, na maior parte dos territórios do globo, não é historicamente simétrica e nem igual.”

Flavi abordou como funcionam os ODS e as instituições de ensino, destacando que é importante assimilar e se apropriar da discussão até que o tema faça parte das práticas cotidianas. “Existe quase que um passo a passo sobre como a gente pode ir assimilando, se apropriando dessa grande discussão até que se torne uma realidade nas nossas práticas cotidianas.” Para o pró-reitor, nos Institutos Federais já existe um histórico de aproximação com a comunidade, de interiorização e de práticas realizadas que ajudam a cumprir e se enquadram nos ODS, mas que não são trabalhadas com essa visão. “A gente precisa se qualificar nesse assunto, trazer o debate e desenvolver lideranças nas instituições que estejam apropriadas sobre o tema”, concluiu.

 

Ocorreu ainda um painel de práticas exitosas no desenvolvimento dos ODS, nos quais coordenadores de ações de extensão nos campi compartilharam trabalhos que têm desenvolvido:

Eduardo, Cláudio, Rosiane, Jaqueline, Marlova e Fabiana

– Projeto Idealizar: soluções tecnológicas criativas para problemas locais, apresentado pela professora Jaqueline Rodrigues, do Campus Canoas;

– Projeto Proposição de um dispositivo wearable para uso na indústria têxtil e de vestuário: um protótipo, apresentado pela professora Rosiane Serrano, do Campus Erechim;

– Projetos Elas nas engenharias e Society of Women Engineers (SWE), apresentado pela professora Fabiana da Silva, do Campus Caxias do Sul;

– Programa Eco Viamão, apresentado pelo professor Cláudio Fioreze, do Campus Viamão.

 

Espaço de capacitação

Carla Jardim falou sobre Políticas para fomento à pesquisa e à extensão na Rede Federal

O Encontro de Pesquisadores e Extensionistas é um espaço de capacitação e, para além de reflexões sobre o tema central, os participantes puderam se qualificar em assuntos relacionados à pesquisa e à extensão. A palestra de abertura tratou sobre “Políticas para fomento à pesquisa e à extensão na Rede Federal” e foi proferida pela  diretora de articulação e fortalecimento da educação profissional e tecnológica da Setec/MEC, Carla Comerlato Jardim. Foram também realizados minicursos sobre questões do cotidiano da pesquisa e da extensão, além da palestra de encerramento “Políticas e perspectivas de fomento para ciência e tecnologia e para a extensão no Brasil”, proferida pelo diretor técnico-científico da Fapergs, Rafael Roesler, e pelo diretor de programa da Secretaria-Executiva do MEC, Gregório Grisa.

 

Lançamentos

Durante o evento ocorreram três lançamentos:

– Revista Viver IFRS nº11

O volume 1 traz como tema da entrevista “A preservação da memória institucional: núcleos de memória buscam aproximar IFRS e comunidade”. Já o volume 2, intitulado “Extensão: ensinar, aprender, transformar”, traz relatos de experiências, normativas e a nova seção, Plural, que apresenta ações correlatas às de extensão.

– E-book Mérito Extensionista

O e-book faz parte do prêmio Mérito Extensionista professora Cibele Schwanke, edição 2022. Reúne relatos de dez atividades.

– Publica-IFRS:  boletim de pesquisa e inovação

Publicação técnica que visa divulgar para a comunidade, de forma sucinta e objetiva, resultados de pesquisas realizadas no Instituto e na Rede Federal.

 

O Encontro de Pesquisadores e Extensionistas é organizado pelas Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão (Proex) do IFRS.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, os pró-reitores de Administração, Tatiana Weber; de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo; de Ensino, Lucas Coradini; de Extensão, Marlova Benedetti; e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; e o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

1 – Erradicação da pobreza;

2 – Fome zero e agricultura sustentável;

3 – Saúde e bem-estar;

4 – Educação de qualidade;

5 – Igualdade de gênero;

6 – Água potável e saneamento;

7 – Energia limpa e acessível;

8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

10 – Redução das desigualdades;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre;

16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

17 – Parcerias e meios de implementação.

Fim do conteúdo