Início do conteúdo

Tem início curso de Horticultor Orgânico para apenados desenvolvido pelo IFRS


Estudantes detentos em sala de aula assistindo a palestra.

Sob o tema A importância da Horticultura na Região da Serra Gaúcha, ocorreu no dia 19 de julho de 2022, na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional em Horticultor Orgânico. A palestra, proferida por Thompson Didoné, mestrando em Viticultura e Enologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e chefe do Escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), marcou o início do curso desenvolvido pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS.

O curso faz parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), do Ministério da Educação (MEC). O Programa, instituído em dezembro de 2021, tem como principal objetivo fomentar a oferta EJA integrada à Educação Profissional, articulando municípios, estados e Rede Federal. No IFRS nove campi estão desenvolvendo cursos em parcerias com escolas estaduais e municipais, através das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e Secretarias Municipais de Educação (SME). Em Bento Gonçalves a parceria é com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e com a 16ª CRE.

A Pró-reitoria de Ensino e a Coordenação Geral do Programa destacam a finalidade social deste curso, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, considerado uma iniciativa inovadora, em prol da ressocialização de apenados a partir da qualificação profissional.

Fim do conteúdo