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Fone@RNP


O QUE É ESTE SERVIÇO


 

O Fone@RNP é um serviço disponibilizado pela RNP que consiste na interconexão de instituições participantes através do VoIP (Voz sobre IP). Com o VoIP as ligações telefônicas  são feitas pela Internet.

O IFRS está participando deste projeto, conforme Termo de Adesão (clique aqui para visualizá-lo).

 

CAMPUS PARTICIPANTES


 

planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do câmpus.

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ)


 

 1. O IFRS terá que comprar algum equipamento?

Não. A RNP enviará todos os equipamentos necessários para que o IFRS se utilize do serviço.

 

2. O que mudará quando eu tiver que fazer uma ligação telefônica?

Nada mudará. A central telefônica estará configurada para completar as ligações normalmente, seja via Fone@RNP ou via empresas de telefonia.

 

3. Se a internet cair a Reitoria ficará sem telefone?

Não.

 

4. Os câmpus poderão aderir ao Fone@RNP?

Sim, poderão. Com a adesão do câmpus junto ao serviço, toda ligação telefônica da Reitoria ao câmpus (e do câmpus a Reitoria) será totalmente de graça, custo zero. Isto vale para qualquer instituição participante do serviço do Fone@RNP.

 

5. Não entendi. Como assim “isto vale para qualquer instituição participante”?

As ligações telefônicas feitas para uma instituição que utiliza o Fone@RNP terão custo zero, independentes se são do IFRS ou não. Por exemplo: se o câmpus Erechim estiver no projeto Fone@RNP e fizer uma ligação para a Reitoria do IFPI, a ligação sairá de graça.

 

6. E como posso saber quais as instituições participantes do Fone@RNP?

No site http://portal.rnp.br/web/servicos/instituicoes-conectadas3 tem uma lista atualizada das instituições conectadas.

 

7. O que acontece se uma ligação for feita para uma instituição que tem o Fone@RNP mas está temporariamente fora do ar? 

A ligação se completará normalmente, uma vez que a central telefônica estará configurada para tentar completar as ligações pelo Fone@RNP. Se não conseguir, as ligações são completadas por intermédio de empresas de telefonia.

 

8. E no caso anterior a ligação terá custo ao IFRS?

Terá o custo normal de uma ligação local ou interurbana.

 

9. Este Fone@RNP não vai deixar a internet mais lenta?

Não.

 

10. Este serviço abrange ligações para celulares também?

Não. O projeto Fone@RNP envolve apenas telefones fixos. As ligações feitas a celulares terão tarifação normal pela operadora de telefonia.

 

11. Então os beneficios existem apenas se o IFRS ligar para as instituições que estão no Fone@RNP? 

Não. Existem mais beneficios. Observe o exemplo: se a Reitoria (ou qualquer campus nosso) fizer uma ligação telefônica para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – pagará uma tarifa LOCAL (e não interurbana) para esta ligação e o IFRS nada pagará. Em contrapartida, se alguém do IFSC fizer uma ligação para a Prefeitura de Bento Gonçalves, por exemplo, o IFRS é quem pagará por esta ligação, mas será uma tarifa LOCAL, pois a ligação passará pelo servidor do FoneRNP da Reitoria.

 

12. Então isto significa que as ligações de fora passarão pelos nossos servidores do FoneRNP? 

Exato. O termo de cooperação assinado entre o IFRS e a RNP prevê isso. Para que o IFRS se beneficie de ligações interurbanas sem nada pagar, nós temos que completar as ligações de fora e pagar tarifa local, se for o caso, como descrito no exemplo acima do IFSC discando pra Embrapa Vinho.

 

13. E como fica a conta de telefone do  câmpus? 

A conta telefônica deverá ter uma redução no valor a ser pago, pois algumas ligações que antes eram tarifadas como interurbanas serão de graça.

 

14. A conta vai baixar quanto? 

É impossível precisar percentualmente de quanto será esta redução pois vai depender da natureza das ligações do câmpus. Por exemplo, se 90% das ligações do Câmpus Feliz são para celulares, o valor a ser reduzido será pouco significativo, pois ligações para celulares não estão cobertas pelo serviço do FoneRNP. Se o Câmpus Porto Alegre, por exemplo, costuma ter 90% de suas ligações para a Reitoria sentirá uma redução significativa no valor da conta.

 

15. Como podemos saber quais as ligações foram completadas pelo FoneRNP e quais foram pela operadora de telefonia?

A RNP disponibiliza um site com todas as informações referentes as ligações que passam pelo servidor do FoneRNP. Este site é de uso da TI apenas, pois possuem muitas opções de configurações técnicas. O que pode ser feito é solicitado ao responsável da TI do Campus um relatório mensal destas ligações.

 

16. Quais os câmpus do IFRS que já estão no FoneRNP?

planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do campus.

 

IMPORTANTE


 

O usuário não saberá se a sua ligação será gratuita ou tarifada pela operadora de telefonia, pois existe o risco do equipamento servidor do FoneRNP estar indisponível no exato momento da ligação (caiu a internet no destinatário, servidor com problemas no câmpus ou no destinatário, servidor desligado, sem luz no câmpus, etc…). Por este motivo, o apelo do gratuito é bem atrativo mas recomenda-se prudência.

 

DATAS IMPORTANTES


 

fevereiro/2012  IFRS adere ao serviço.
março/2012  RNP apresenta web-conferência sobre o serviço aos Institutos Federais
agosto/2012  Servidores do DTI da Reitoria participam de capacitação na Unidade de Brasília da RNP
setembro/2012  RNP envia os equipamentos para o IFRS
outubro/2012  IFRS configura os equipamentos e implanta o serviço em carácter experimental.
novembro/2013  Câmpus Porto Alegre recebe os equipamentos para a nova versão do FoneRNP (é a atual versão do serviço) e implanta o serviço
março/2014  Reitoria implanta o serviço
abril/2014  Câmpus Bento recebe os equipamentos e implanta o serviço

 

MAIORES INFORMAÇÕES


 

No link http://www.rnp.br/servicos/voip.html tem mais explicações sobre o projeto e com a TI.

Última atualização em 11/04/2018

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