Fone@RNP
O QUE É ESTE SERVIÇO
O Fone@RNP é um serviço disponibilizado pela RNP que consiste na interconexão de instituições participantes através do VoIP (Voz sobre IP). Com o VoIP as ligações telefônicas são feitas pela Internet.
O IFRS está participando deste projeto, conforme Termo de Adesão (clique aqui para visualizá-lo).
CAMPUS PARTICIPANTES
A planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do câmpus.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ)
1. O IFRS terá que comprar algum equipamento?
Não. A RNP enviará todos os equipamentos necessários para que o IFRS se utilize do serviço.
2. O que mudará quando eu tiver que fazer uma ligação telefônica?
Nada mudará. A central telefônica estará configurada para completar as ligações normalmente, seja via Fone@RNP ou via empresas de telefonia.
3. Se a internet cair a Reitoria ficará sem telefone?
Não.
4. Os câmpus poderão aderir ao Fone@RNP?
Sim, poderão. Com a adesão do câmpus junto ao serviço, toda ligação telefônica da Reitoria ao câmpus (e do câmpus a Reitoria) será totalmente de graça, custo zero. Isto vale para qualquer instituição participante do serviço do Fone@RNP.
5. Não entendi. Como assim “isto vale para qualquer instituição participante”?
As ligações telefônicas feitas para uma instituição que utiliza o Fone@RNP terão custo zero, independentes se são do IFRS ou não. Por exemplo: se o câmpus Erechim estiver no projeto Fone@RNP e fizer uma ligação para a Reitoria do IFPI, a ligação sairá de graça.
6. E como posso saber quais as instituições participantes do Fone@RNP?
No site http://portal.rnp.br/web/servicos/instituicoes-conectadas3 tem uma lista atualizada das instituições conectadas.
7. O que acontece se uma ligação for feita para uma instituição que tem o Fone@RNP mas está temporariamente fora do ar?
A ligação se completará normalmente, uma vez que a central telefônica estará configurada para tentar completar as ligações pelo Fone@RNP. Se não conseguir, as ligações são completadas por intermédio de empresas de telefonia.
8. E no caso anterior a ligação terá custo ao IFRS?
Terá o custo normal de uma ligação local ou interurbana.
9. Este Fone@RNP não vai deixar a internet mais lenta?
Não.
10. Este serviço abrange ligações para celulares também?
Não. O projeto Fone@RNP envolve apenas telefones fixos. As ligações feitas a celulares terão tarifação normal pela operadora de telefonia.
11. Então os beneficios existem apenas se o IFRS ligar para as instituições que estão no Fone@RNP?
Não. Existem mais beneficios. Observe o exemplo: se a Reitoria (ou qualquer campus nosso) fizer uma ligação telefônica para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – pagará uma tarifa LOCAL (e não interurbana) para esta ligação e o IFRS nada pagará. Em contrapartida, se alguém do IFSC fizer uma ligação para a Prefeitura de Bento Gonçalves, por exemplo, o IFRS é quem pagará por esta ligação, mas será uma tarifa LOCAL, pois a ligação passará pelo servidor do FoneRNP da Reitoria.
12. Então isto significa que as ligações de fora passarão pelos nossos servidores do FoneRNP?
Exato. O termo de cooperação assinado entre o IFRS e a RNP prevê isso. Para que o IFRS se beneficie de ligações interurbanas sem nada pagar, nós temos que completar as ligações de fora e pagar tarifa local, se for o caso, como descrito no exemplo acima do IFSC discando pra Embrapa Vinho.
13. E como fica a conta de telefone do câmpus?
A conta telefônica deverá ter uma redução no valor a ser pago, pois algumas ligações que antes eram tarifadas como interurbanas serão de graça.
14. A conta vai baixar quanto?
É impossível precisar percentualmente de quanto será esta redução pois vai depender da natureza das ligações do câmpus. Por exemplo, se 90% das ligações do Câmpus Feliz são para celulares, o valor a ser reduzido será pouco significativo, pois ligações para celulares não estão cobertas pelo serviço do FoneRNP. Se o Câmpus Porto Alegre, por exemplo, costuma ter 90% de suas ligações para a Reitoria sentirá uma redução significativa no valor da conta.
15. Como podemos saber quais as ligações foram completadas pelo FoneRNP e quais foram pela operadora de telefonia?
A RNP disponibiliza um site com todas as informações referentes as ligações que passam pelo servidor do FoneRNP. Este site é de uso da TI apenas, pois possuem muitas opções de configurações técnicas. O que pode ser feito é solicitado ao responsável da TI do Campus um relatório mensal destas ligações.
16. Quais os câmpus do IFRS que já estão no FoneRNP?
A planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do campus.
IMPORTANTE
O usuário não saberá se a sua ligação será gratuita ou tarifada pela operadora de telefonia, pois existe o risco do equipamento servidor do FoneRNP estar indisponível no exato momento da ligação (caiu a internet no destinatário, servidor com problemas no câmpus ou no destinatário, servidor desligado, sem luz no câmpus, etc…). Por este motivo, o apelo do gratuito é bem atrativo mas recomenda-se prudência.
DATAS IMPORTANTES
fevereiro/2012 | IFRS adere ao serviço. |
março/2012 | RNP apresenta web-conferência sobre o serviço aos Institutos Federais |
agosto/2012 | Servidores do DTI da Reitoria participam de capacitação na Unidade de Brasília da RNP |
setembro/2012 | RNP envia os equipamentos para o IFRS |
outubro/2012 | IFRS configura os equipamentos e implanta o serviço em carácter experimental. |
novembro/2013 | Câmpus Porto Alegre recebe os equipamentos para a nova versão do FoneRNP (é a atual versão do serviço) e implanta o serviço |
março/2014 | Reitoria implanta o serviço |
abril/2014 | Câmpus Bento recebe os equipamentos e implanta o serviço |
MAIORES INFORMAÇÕES
No link http://www.rnp.br/servicos/voip.html tem mais explicações sobre o projeto e com a TI.