Início do conteúdo

Tabagismo e Covid-19


Em enquete “Saúde e Quarentena no IFRS”, realizada pela Seção de Atendimento ao Servidor (Sats), 95% dos participantes relatou não fumar ou não perceber alteração deste hábito com o trabalho remoto. Aproximadamente 3,5% dos respondentes indicou aumento no consumo de tabaco neste período de distanciamento físico. Segundo os profissionais da área da saúde é natural este aumento, considerando os impactos psicológicos do distanciamento e os aspectos relacionados ao hábito de fumar.

Veja a notícia da Secretaria da Saúde em alusão ao “Dia Mundial sem Tabaco”, ocorrido em 31 de maio. Risco de contaminação e agravamento da Covid-19 em fumantes.

Para colaborar em sua reflexão sugerimos assistir a esta fala (de 9 min, ative as legendas em português), de um psiquiatra e neurologista, sobre o hábito de fumar.

Se possível, busque alternativas mais saudáveis. O Sistema Único de Saúde (SUS) possui um programa específico para redução do tabagismo, consulte em sua Unidade Básica.

A Sats está à disposição para conversar mais sobre este e outros temas em saúde.

Continue acompanhando o painel “Dicas dos Colegas” (atualizado diariamente) para refletir sobre sua saúde (acesse o link alternativo caso não consiga abrir).

E o mapa  “Onde estamos?” (atualizado semanalmente) continua estável, com colegas em 59 diferentes localidades, 2 países e 2 estados.

 

Fim do conteúdo