Início do conteúdo

[Shell Eco-marathon] Segundo dia foi de inspeções técnicas e ajustes


Que o IFRS está com três equipes na edição latina da maior competição de eficiência energética do mundo você já sabe, né? Se ainda não, confira aqui e aqui.

Segundo dia

Hoje, terça-feira, as equipes do IFRS passaram por inspeções técnicas. Profissionais da Shell Eco-marathon revisaram, nos protótipos, itens, como freios, peso do carro, peso do piloto com macacão, luvas e capacete (que ao todo deve ser de 50kg ou mais), as dimensões dos veículos de acordo com o regulamento da competição, resistência das partes mecânicas, itens de segurança, teste de saída do veículo em caso de emergência, buzina, espelhos, visibilidade, entre outros requisitos. Algumas equipes finalizam suas inspeções e últimos ajustes nos protótipos na quarta-feira de manhã.

As curvas

Neste ano, as duas curvas do circuito preocuparam os pilotos e algumas equipes, por estarem em um raio menor, consequentemente, mais fechadas do que o planejado. Para Jean Radeski, capitão da Drop Team (Campus Erechim), as equipes estão surpresas e serão necessários ajustes: “Estamos em contato com a organização do evento para que se aumente um pouco mais o raio das curvas, mas mesmo assim teremos que ajustar o protótipo para que se consiga fazer a curva. Assim, se chegar a um meio termo e minimizarmos esse problema”. Após diversos testes modificações de última hora, a equipe conseguiu contornar as curvas com sucesso.

A competição

Finalizadas as inspeções, previstas para a manhã do terceiro dia de Shell Eco-marathon, à tarde começa a esperada competição. Quem fizer a melhor média de economia de combustível ou energia elétrica, é o vencedor. Além da Drop Team (na categoria gasolina), o IFRS conta com a equipe Lanceiros Negros (Campus Farroupilha) no etanol e a IFEco (Campus Rio Grande) na energia elétrica.

Confiante e na expectativa para entrar na pista da competição, Maiara Cariolick, pilota da IFEco, comenta: “Tomara que dê tudo certo. É uma experiência nova pra nós e pra quase toda equipe. Fizemos ajustes e testes antes de vir. Então, acho que vai ‘dar boa'”.

A Shell Eco-marathon está ocorrendo no Rio de Janeiro e conta com mais de 500 pessoas, na maioria estudantes, divididas em 37 equipes.

Fim do conteúdo