Servidores do instituto participam do V Fórum de Ações Afirmativas das Universidades da Região Sul

Debater as políticas de acesso e permanência e os desafios vivenciados, tanto na ordem estrutural, quanto na manutenção das políticas de ações, além de atualizar e contextualizar os resultados da execução da política de cotas no âmbito da gestão administrativa e acadêmica das instituições federais da região sul foram alguns dos objetivos do V Fórum de Ações Afirmativas das Universidades da Região Sul. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de maio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e teve como tema: Direto de inclusão, impacto e novos desafios da gestão de ações afirmativas. O IFRS esteve presente com outras 10 universidades e institutos federais do sul.

Ao todo, seis servidores do IFRS participaram das atividades com relatos de experiências e participação em mesa de discussão. A assessora de Relações Étnico-raciais do IFRS, Marlise Paz, compôs a mesa: “Estratégias de defesa da política de cotas: o papel das universidades e institutos federais“.

Estiveram presentes representantes dos Núcleos de Ações Afirmativas (Naafs), dos Núcleos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi Feliz, Osório, Restinga e Viamão.

Para Marlise, o Fórum é importante “por entendê-lo como um espaço potente de trocas e manutenção da rede de apoio das Instituições Federais de Ensino no que tange as políticas de Ações Afirmativas, e o IFRS esteve presente, fortalecendo e reafirmando seu compromisso com a inclusão e diversidade”, comenta.

A plenária final do Fórum deliberou a redação de um documento a respeito do “Direito de inclusão: impactos e novos desafios da gestão de ações afirmativas”, que será encaminhado aos reitores das instituições de ensino federais e demais instâncias de necessária repercussão da temática, entre outros, o último encaminhamento foi o local da realização do VI Fórum de Ações Afirmativas da Instituições Federais de Ensino Superior que em sua sexta edição será sediado pelo IFRS. “Estamos felizes em poder sediar este grande evento em nossa instituição, reafirmando nosso compromisso com o debate e implementação das Ações Afirmativas, respeito à diversidade e garantia de inclusão, finaliza Marlise.