Início do conteúdo

Servidor: Participe como mentor ou especialista do IV Desafio Criativo do IFRS


Com o tema “Inovações educacionais para os desafios da aprendizagem”, o IV Desafio Criativo ocorrerá de 03 a 05 de dezembro de 2021, de forma totalmente on-line. E o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) lança um convite para os servidores: Que tal colocar a sua criatividade a serviço de soluções para demandas da comunidade acadêmica que envolvam inovações educacionais?

O evento será desenvolvido no formato hackathon, que é uma maratona de ideação, focada em criatividade, integração, imersão e motivação dos participantes para o desenvolvimento das soluções. E os servidores do IFRS, de qualquer área, poderão auxiliar as equipes, atuando como mentores ou como especialistas.

A participação de cada servidor é voluntária e todos receberão certificados. Os interessados poderão se inscrever até 20 de novembro de 2021, pelo formulário eletrônico 

O Desafio é uma atividade em que os estudantes são provocados a aplicar os conhecimentos adquiridos no curso ou em projetos de pesquisa, ensino e extensão, visando à resolução de um problema real. As equipes devem pensar, construir e apresentar soluções criativas e interdisciplinares.

Como funciona o desafio

Os participantes são divididos em equipes. Durante os dias do evento, os grupos vão acessar as plataformas digitais sugeridas e cada um assumirá um desafio dentro das temáticas indicadas.

As equipes contarão com a orientação de servidores do IFRS e de profissionais ligados às temáticas do evento. Por fim, os participantes deverão apresentar as soluções propostas.

Saiba mais sobre as possibilidades de atuação dos servidores

– Como especialista: para quem deseja apoiar e assessorar as equipes dentro da sua área de conhecimento, independentemente da área de formação. Todas as áreas de conhecimento podem ser úteis às equipes e são bem-vindas. Podem candidatar-se servidores do IFRS e de outras organizações. 

– Como mentor: para quem deseja apoiar motivando as equipes a alcançarem os objetivos do Desafio, guiando os estudantes a seguirem a metodologia proposta. Os mentores auxiliam os estudantes a não perderem o foco na realização das tarefas. Podem  se candidatar servidores do IFRS de qualquer de área de formação.

Fim do conteúdo