Seminário Gaúcho de Educação Inclusiva está com inscrições abertas

Cartaz do Seminário Gaúcho de Educação Inclusiva. Publico alvo: professores, gestores e demais educadores. 15/16 e 17/06 no IFRS campus Feliz.

O primeiro Seminário Gaúcho de Educação Inclusiva (Segei) ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, com atividades on-line e presenciais no Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento terá palestras, mesas temáticas, oficinas e mostra de experiências, direcionadas a professores, gestores e demais educadores ou interessados na temática da educação inclusiva.

O Seminário é um evento promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e parceiros do Campus Feliz e de outras instituições.

No dia 15, quinta-feira, a palestra de abertura do evento acontece on-line, com transmissão pelo YouTube do Campus Feliz. Já na sexta, 16, e sábado, 17, as atividades acontecem presencialmente no auditório e salas do campus.

No sábado, 17/06, das 10h às 12h, acontecerá a Mostra de Experiências Inclusivas (MEI), que terá apresentações com relatos de atividades, projetos, ações comunitárias, pesquisas, etc. que abordem a Educação Inclusiva e Diversidades (deficiências, transtornos, dificuldades de aprendizagem, questões de gênero, raça, sexualidade…). Quem se inscrever no evento, automaticamente será ouvinte na Mostra. No entanto, caso queiram, também poderão ser apresentadores. Nesse caso, precisarão realizar duas inscrições: uma no formulário de ouvinte e outra no formulário de apresentador.

Inscrições

As inscrições para ouvintes deverão ser realizadas através do formulário https://forms.gle/DLJzxshpgEXFNYwCA até dia 10 de junho. Para ter a certificação, é imprescindível o preenchimento correto de todos os dados solicitados no formulário.

Já para apresentadores para a Mostra de Experiências Inclusivas, as inscrições se dão através da submissão de relatos pelo formulário https://forms.gle/hNobWJbd5uoQtkje7, também até 10 de junho. Poderão apresentar na MEI professores e estudantes da Educação Básica e Superior. O relato deverá ser escrito em formato de texto e ter as seguintes informações:

a) A modalidade da ação (atividade escolar, projeto, extensão, ação comunitária, pesquisa, etc.);
b) Como surgiu a ideia do trabalho?
c) Descrição do trabalho (atividades realizadas descrevendo todo o processo desde o início);
d) O que se buscou (qual o objetivo da descoberta/aprendizagem)?;
e) Quem foi/são o público envolvido?
f) Quais os principais resultados observados e/ou o impacto do trabalho na escola/comunidade?
g) De que forma a perspectiva da Educação Inclusiva foi contemplada no trabalho?

Sobre a certificação

O evento tem carga horária de 20 horas e o certificado será emitido mediante frequência mínima de 70% de participação. Sobre a palestra de abertura realizada on-line, ela será aberta ao público, com certificação individual para quem não puder e/ou quiser participar do evento como um todo.

15 de junho, quinta-feira: 19 horas: Live de abertura transmitida pelo Youtube

“A perspectiva da Educação Inclusiva”. Pedagoga Dra. Maria Teresa Égler Mantoan (Unicamp). Mediação: Profa. Dra. Andrea Monzón e Pedagoga Ma. Franciele Winterhalter

Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails de contato: [email protected] ou [email protected].

Com informações da comunicação do Campus Feliz e edição da comunicação da Reitoria