Seminário debate pós-graduação no IFRS

A instituição promoveu a primeira edição do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento Estratégico da Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRS. O evento ocorreu no dia 2 de dezembro de 2019 para gestores de pós-graduação, coordenadores, docentes e membros de colegiado dos programas de mestrado profissionais do instituto.

Foi debatido, nas duas palestras, que uma autoavaliação de qualidade vem aliada ao planejamento estratégico, além da necessidade do envolvimento institucional: gestão, coordenação, docentes, discentes e sociedade, com preservação das diferenças entre os campi e entre os programas de pós-graduação.

O encontro também discutiu modelo multidimensional de avaliação adotado pela Capes que prioriza cinco pontos: Qualidade da formação (acompanhamento de egressos, ensino-aprendizagem); Internacionalização; Produção Científica; Inovação e Transferência de Conhecimento e Impacto na Sociedade (Relevância Social).

“Estamos dedicados a fomentar o crescimento da pós-graduação no IFRS, com base nas finalidades e características dos Institutos Federais descritas em sua lei de criação, ‘Ofertar  Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades promovendo a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior (…)”. Buscaremos o crescimento não só em quantidade mas principalmente em qualidade e para isso precisaremos construir uma política para a pós-graduação do IFRS, elaborar o planejamento estratégico de acordo com as exigências da Capes, monitorar e aprimorar continuamente todos fluxos e processos que norteiam a pós-graduação. Esperamos também que discussões como as que foram promovidas no seminário possam fortalecer ainda mais a pós-graduação no IFRS, com valorização e apoio de suas atividades”, conclui Jaqueline Morgan, Chefe do Departamento de Pós-graduação.