Início do conteúdo

Saúde Mental e Trabalho


10 de outubro – Dia Internacional da Saúde Mental

Segundo a Seção de Atendimento à Saúde do Servidor (Sats), as doenças mentais e do comportamento foram a maior causa de afastamentos entre servidores do IFRS no ano de 2019. Aproximadamente 25% dos afastamentos de saúde foram motivados por condições mentais, em torno de 2.500 dias foram utilizados pelos servidores para sua recuperação (sem contar férias e licenças que ajudam no reequilíbrio mental!). (Relatório 2019)

Rotinas extenuantes, problemas de relacionamento, sobrecarga de atividades, falta de apoio e/ou de recursos, percepção de injustiças e atitudes de violência têm levado servidores à depressão, à ansiedade, aos transtornos de adaptação e às reações agudas ao estresse.

Trabalhar com respeito (a si e aos outros), ter regras claras (e as mesmas) para todos, e refletir sobre seu ambiente de trabalho podem ajudar a mudar essa realidade. Converse sobre isso com seus colegas!

O que mais fazer?

Recentemente a United for Global Mental Health reforçou o entendimento de outras entidades nacionais e internacionais sobre o que fazer para promover saúde mental do trabalhador:

  • Ampliar o foco para além do indivíduo, avaliando práticas institucionais, de equipes e de gestores.
  • Trabalhar com dados mais precisos sobre os reais fatores prejudiciais à saúde mental em cada local, e avaliar criteriosamente as intervenções em saúde mental e bem-estar.
  • Desenvolver atitudes de genuína empatia e respeito, desconstruindo estigmas e preconceitos sobre o sofrimento mental. Assim, desenvolver ambientes mais seguros para quem sofre poder falar e buscar ajuda.

Abaixo, trecho adaptado de uma campanha do Ministério Público do Trabalho sobre o tema.

Fique sabendo:

  • Não é frescura!Depressão, ansiedade, síndrome do pânico e transtornos mentais são vistos como frescura por muita gente, mas são situações de saúde que têm tratamento, podem ser graves e precisam de atenção.
  • Preste atenção!Sua atitude pode contribuir para o surgimento de doenças ocupacionais. Fique atento a ela e proponha mudanças que possam melhorar o jeito de trabalhar. Seu conhecimento sobre o seu trabalho é muito precioso.
  • Daqui a pouco (não) passa!Sentir dores e desconfortos por conta do trabalho pode reduzir seu desempenho profissional e até te deixar sem trabalhar. É importante investigar desde os primeiros sintomas.
  • É sério!Trabalhadores em sofrimento ou com doenças ocupacionais podem precisar de longos afastamentos ou remanejamento de função. Se isso causar angústia, tristeza ou discriminação por parte de colegas e chefias, procure ajuda.

Vídeo chamada – transtornos mentais

 

Fim do conteúdo