Início do conteúdo

Saúde mental e emocional – Janeiro Branco


Janeiro Branco é uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

A definição mais comum usada na OMS (Organização Mundial da Saúde) é que saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.

Queremos evidenciar a importância do autocuidado, conscientizar que sofrimentos psíquicos têm tratamento e podem ser prevenidos quando os riscos são percebidos cedo.
A saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.

Estar consciente de si e das situações e sintomas que afetam o bem-estar pode ser fundamental para que uma determinada condição não evolua para um sofrimento maior.

Lembre-se também de estar atento a sua influência no bem estar dos demais com quem interage pessoal ou profissionalmente.

 

Legenda da imagem: Cartaz da campanha Janeiro Branco com os dizeres “Todo cuidado conta! Como você cuida da sua saúde mental?”, “Quem cuida da mente, cuida da vida! Seja mais presente. Viva a vida com respeito. Tenha mais diálogos. Invista em afeto. Cuide da sua saúde. Busque autoconhecimento. Dê-se mais tempo. Viva com mais sentido. Diga não a violências. Diga não a preconceitos.”

Saiba mais da campanha 2021: A humanidade precisa de um pacto pela saúde mental – Janeiro Branco

Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia

Fim do conteúdo