Início do conteúdo

Saúde e Quarentena – resultados parciais II


Sobre nosso diálogo “Saúde e Quarentena – Vamos conversar?” , esta semana vamos falar sobre as mudanças que a pandemia provocou em  estado de humor e na qualidade de dos relacionamentos. E, lembrando, continuamos atentos a você no mapa “Onde estamos?“! O distanciamento é físico, não relacional.

  • Mais da metade das respostas sinalizou piora em suas alterações de humor. Diversos fatores contribuem para isso, mas é uma reação esperada durante um distanciamento social a que estamos submetidos. Sentimo-nos impacientes, empolgados, ansiosos, tristes, preocupados, esperançosos, frustrados, felizes, etc. com muita facilidade.
  • Aos que perceberam melhora em suas alterações de humor, recomendamos (se já não o fizeram) pensar o quanto sua rotina anterior afetava sua qualidade de vida.
  • Para praticamente metade dos servidores, a qualidade das relações não foi afetada pelo trabalho remoto. Isso é muito importante, pois principalmente neste momento de incertezas as relações estáveis nos permitem melhor equilíbrio emocional.
  • Para a outra parte, que percebeu alteração na qualidade dos relacionamentos, percebeu melhoria na qualidade dos relacionamentos com o núcleo familiar; mas percebeu piora na qualidade dos relacionamentos com resto da família, amigos, outras relações sociais e profissionais. Além de uma mudança de atitude pessoal, as alterações podem ser afetadas pela existência de conflitos anteriores, qualidade da comunicação (presencial ou a distância) e grau de importância do contato físico.

  1. Atualmente, como você avalia a QUALIDADE dos seus relacionamentos interpessoais?

A percepção de melhora da relação com o núcleo familiar é uma excelente notícia por si!! Vamos aproveitar o momento para conversar em casa – olhar com curiosidade e descobrir o que mudou.

Nos casos que a relação no núcleo familiar piorou. É natural que o excesso de convivência traga conflitos, ainda mais considerando a instabilidade emocional e as dificuldades que todos estamos vivendo nesse período. O recado é ficar atento aos momentos de conflito, como são? qual sua origem? Será que são problemas anteriores ou provocados também pela pandemia?

 

O mesmo raciocínio segue para avaliar as demais relações prejudicadas. Apesar das tecnologias e das estratégias criativas que temos visto por aí (uma busca rápida na internet está cheia de bons exemplos de aproximação social apesar do distanciamento físico), parece que dependemos muito do contato físico para a qualidade de nossas relações. Isso pode ser cultural, foi identificado como um desafio desde o início da pandemia no Brasil – somos um povo de contato, abraços, calor humano…

Aos que perceberam melhora nos outros relacionamentos sociais e profissionais, parabéns! Talvez você tenha aproveitado o tempo para resgatar ou fortalecer contatos pessoais importantes, engajando-se em atividades comunitárias ou encontrado meios alternativos para contribuir profissionalmente. Certamente não foi simples, mas você utilizou seus recursos para melhorar seu bem-estar apesar do distanciamento físico.

Fim do conteúdo