Periódicos
Revista #Tear publica edição sob o tema Educação: integração de saberes
Está no ar a edição 2024/2 da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Neste volume a revista tem como tema “Educação: integração de saberes” que visa aproximar a pesquisa acadêmica das questões do cotidiano educacional, constituindo um espaço de reflexão e estímulo à troca de experiências, bem como a ressignificação de espaços educativos e do próprio papel da educação na sociedade.
A partir de desafios específicos das práticas pedagógicas, ressalta a formação e a prática docente, a abordagem de temas contemporâneos relevantes e as experiências de ensino e aprendizagem, tendo como horizonte uma abordagem educacional integrada nos diferentes espaços, níveis e modalidades educacionais.
Chamada de trabalhos para 2025/1
O período de submissão para o próximo volume já está aberto e pode ser feito até 31 de março de 2025. O tema é: “Educação e feminismos: disputas e desafios no contexto neoliberal“, com publicação prevista para julho de 2025.
Serão recebidos artigos, ensaios e resultados de pesquisas que investiguem os seguintes temas:
- Políticas educacionais com uma perspectiva feminista;
- Educação feminista e práticas educacionais;
- Pedagogias Cuir;
- Pedagogias decoloniais;
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 10;
- Educação, corpos e sexualidade;
- Educação popular;
- Neoliberalismos no campo educacional;
- Avanços da direita na educação e resistências.
O convite é para repensar, desnaturalizar e construir conhecimento situado. Artigos científicos inéditos que contemplem um ou mais dos referidos temas serão bem-vindos à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
Saiba mais sobre a submissão de trabalhos