Institucional
Retomada das atividades letivas é marcada por ações inclusivas
A promoção de ações voltadas à inclusão dos estudantes é uma das marcas da retomada do calendário acadêmico no IFRS neste contexto de pandemia de Covid-19. Iniciativas são promovidas para estimular e auxiliar os alunos a seguirem com seus estudos de forma bem-sucedida no contexto de ensino remoto.
O pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, destaca os desafios e o esforço da instituição para acolher os estudantes. “Vivemos um momento de calamidade da saúde pública e grave crise econômica, o que repercute nas condições materiais e psicológicas de todos. Por isso, se faz necessário dedicar esforços para prestar o apoio pedagógico, emocional e material necessário”, salienta.
Seis grandes eixos estruturam as ações desenvolvidas pela Proen em parceria com os campi: busca ativa dos estudantes; acolhimento socioemocional; auxílio à inclusão digital; apoio pedagógico ao ensino remoto; entrega de alimentos; e formação continuada sobre práticas inclusivas.
Busca e acolhimento dos estudantes
Em todas as unidades, foram empreendidas estratégias de contato com estudantes que não cursaram as atividades pedagógicas não presenciais, para estimular a retomada dos estudos. O trabalho envolve especialmente as comissões internas de acompanhamento das ações de permanência e êxito dos campi (CIAAPEs) e as equipes de assistência estudantil.
Como um segundo momento, está ocorrendo a recepção dos alunos com ações de acolhimento e ambientação. Considerando o contexto da pandemia, a saúde mental é um dos temas que recebe mais atenção nas atividades previstas para marcar a retomada do calendário acadêmico.
Inclusão digital
O IFRS também abriu mais um Edital de Auxílio à Inclusão Digital para disponibilizar chips com pacotes de dados que possibilitem aos estudantes acessarem a internet para acompanhar as atividades de ensino remoto (saiba mais sobre o edital de auxílio à inclusão digital).
Apoio pedagógico
Somando-se a isso, foram lançados editais de fomento a projetos de ensino voltados ao apoio pedagógico para o ensino remoto. Esses projetos buscarão contribuir para que os estudantes adquiram o domínio das ferramentas tecnológicas e a autonomia para o uso do ambiente virtual de aprendizagem. Segundo o pró-reitor Lucas Coradini, “são editais inéditos, que visam instrumentalizar o estudante para o uso das tecnologias e ferramentas digitais”.
Kits de alimentação
Mais uma ação importante diz respeito à entrega de kits de alimentação aos estudantes que neste momento estão em vulnerabilidade social. Os alimentos serão adquiridos da agricultura familiar, valorizando as cooperativas e produtores locais e, sobretudo, a alimentação saudável. Mais de 2.600 cestas básicas serão distribuídas no mês de maio, e novas distribuições estão previstas para o decorrer do ano.
Formação continuada
Por fim, atividades formativas sobre práticas inclusivas serão desenvolvidas ao longo do ano para os servidores do IFRS. Um dos destaques é o programa de capacitação “Compartilhando práticas inclusivas na Educação Profissional”, que promoverá um ciclo de palestras e debates temáticos entre maio e setembro deste ano (saiba mais aqui).
> Os estudantes que precisarem de algum tipo de apoio nesta retomada do calendário acadêmico podem procurar as equipes de assistência estudantil e as equipes de ensino do seu campus.
Leia também:
Campi do IFRS dão início à retomada do calendário acadêmico
Na imagem: vetores Freepik.com