Início do conteúdo

Resultado parcial I – Sobre nosso diálogo “Saúde e Quarentena – Vamos conversar?”


Resultado parcial I – Sobre nosso diálogo “Saúde e Quarentena – Vamos conversar?”

Aqui você encontrará dados referentes aos resultados parciais em blocos de assuntos da pesquisa Saúde e Quarentena, que tem a intenção de provocar uma reflexão e discussão coletiva e construtiva dos temas abordados, para que as pessoas possam externar suas opiniões/angústias/entendimento, enfim, para que possam se expressar à vontade.

 

Abaixo alguns primeiros resultados parciais:

  • Estamos unidos!!

Estamos em 53 diferentes municípios, de 2 estados e 2 países, mas muito próximos apesar do isolamento. Este mapa será atualizado semanalmente.

  • Nosso foco de atenção é a saúde (nossa e da família)! 

As manifestações no questionário deixam clara a preocupação com a saúde e o dilema de lidar com o trabalho remoto no contexto em que estamos e pensando inclusive no retorno às atividades presenciais.

> Cerca de 55% das respostas afirmam que na casa há pessoas com características do grupo de risco (doença crônica ou maior de 60 anos) para Covid-19.
> É alta a preocupação com o trabalho no IFRS (73%), além dos cuidados de familiares (66%), cenários da evolução da pandemia (58%) e risco de adoecimento (56%). É momento de demonstrarmos empatia conosco e com nossos colegas, não (se) exijam demais! Vamos conversar…
> Não estamos nos sentindo tão sozinhos, mas estamos desanimados. (Ambos os sintomas são comuns e esperados durante o isolamento. Mas, pelas respostas recebidas até agora, no IFRS a frequência de desânimo/desmotivação é maior do que a de sentimentos de solidão ou desamparo):

 

Retornos metodológicos:

 

  1. Com intenção era perceber mudanças provocadas pela quarentena, independente do uso anterior de substâncias. Acrescentamos a opção de ‘Não se Aplica’ junto à opção de ‘Manteve-se’ (Q.11)
  2. Diferente dos outros questionários da SATS, este não se ateve ao rigor científico de pesquisa. Pois intuito foi fazer uma pequena ‘intervenção’ para promover saúde e bem-estar, dar espaço para o servidor expressar-se e provocar uma reflexão sobre seu momento, esperando ao menos um pequeno alívio e um sentimento mais positivo ao final. Ainda, queremos fortalecer nossos vínculos (protetores de saúde) com a divulgação de algumas respostas, e vamos (como equipe) nos preparar para auxiliar nas dificuldades apontadas. Por estas intenções, não colocamos limite (de data ou de respostas) no questionário, permitindo que vocês se expressem quando/como e o que quiserem. É como um mural de livre expressão e sugestões. 😉

 

  1. Isso não nos isenta da responsabilidade de encaminhar eventuais sugestões ou contribuições para tomada de decisões administrativas, quando identificadas (inclusive foi sugestão de alguns colegas). E, além disso, reafirmamos o compromisso de apresentar os resultados deste diálogo, conforme foi solicitado.

 

  1. Ainda, aos que se identificaram, informamos que faremos contato individualizado oportunamente.

 

Fim do conteúdo