Início do conteúdo

Relação de candidatos por vaga no Processo Seletivo de estudantes do IFRS é divulgada


Foi divulgada a relação de candidatos por vaga no Processo Seletivo de estudantes 2026/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As listas estão organizadas conforme a forma de seleção (prova, sorteio ou nota do Enem) e o campus e podem ser acessadas no site ingresso.ifrs.edu.br

📝 Confira as listas de candidatos por vaga 

Na seleção por prova, os cursos mais concorridos são os técnicos integrados ao ensino médio em Desenvolvimento de Sistemas – manhã do Campus Canoas, com 12,73 candidatos por vaga; e em Administração – manhã do Campus Canoas, com 11,6 candidatos por vaga; e o curso técnico integrado ao ensino médio em Informática – manhã do Campus Restinga, com 9,19 candidatos por vaga.

Na modalidade sorteio, a maior concorrência está nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Porto Alegre em Informática – manhã e tarde com 9,97 candidatos por vaga; e em Administração – manhã e tarde, com 7,03 candidatos por vaga; e em Administração – manhã do Campus Viamão, com 8,89 candidatos por vaga. 

Já para a seleção pelo uso da nota do Enem, os cursos mais concorridos são do Campus Porto Alegre superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet – noite, com 9,14 candidatos por vaga; e técnico subsequente ao ensino médio em Instrumento Musical – Teclado – tarde, com 9 candidatos por vaga; e o curso do Campus Rio Grande superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – noite, com 6,5 candidatos por vaga.

 

Sobre o processo seletivo de estudantes

O IFRS oferece cursos técnicos (integrados ao ensino médio, concomitantes ou subsequentes) e superiores gratuitos em 17 campi. Para ingressar, é preciso passar pelo Processo Seletivo de estudantes. A seleção varia conforme o curso e o campus de interesse: pode ser uma prova, um sorteio entre os inscritos ou ainda usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Processo Seletivo para quem tem interesse em começar um curso no primeiro semestre de 2026 já se encerraram. No entanto, novas oportunidades podem surgir, em processos complementares.

Todas as orientações e novidades são publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br

 

📌Confira algumas das próximas etapas importantes do Processo Seletivo 2026/01 do IFRS 
  • Divulgação dos locais de prova: 17 de novembro de 2025
  • Prova para os candidatos que optaram por esse formato de seleção: 23 de novembro de 2025
  • Sorteio público entre os inscritos para os cursos com esse formato de seleção: 05 de dezembro de 2025
Fim do conteúdo