Início do conteúdo

Reitor do IFRS é eleito presidente do Conif para a gestão 2026


Pela primeira vez o IFRS ocupa a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica 

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, foi eleito presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para a gestão de 2026.

A eleição teve chapa única e ocorreu nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, durante a 151ª reunião ordinária, realizada em Brasília/DF. Essa é a primeira vez que o IFRS ocupa a presidência do Conif. 

O plano de trabalho da nova presidência tem como meta pautar questões como  alimentação escolar, dando continuidade e intensificando os movimentos iniciados em 2024; a consolidação e ampliação das estruturas nas unidades já existentes; a busca por recursos humanos (cargos e funções) e orçamento que garantam o funcionamento adequado das instituições; garantia de condições para o atendimento educacional especializado; e apoio ao cumprimento dos acordos de greve celebrados entre o Governo e as categorias de servidores da Rede.

O reitor do IFRS destaca a importância do Conif na consolidação da Rede Federal como patrimônio nacional e na defesa da democracia. Ele ressalta a força da atuação coletiva em rede, da inclusão e da diversidade, além da defesa do serviço público, em especial das instituições públicas de ensino e no respeito à pluralidade de pensamentos e de ideias. 

“Liderar o Conif é uma honra e uma responsabilidade enorme, pois representamos milhares de servidores e milhões de estudantes do Brasil todo. Os desafios são muitos e difíceis, mas o Conselho é forte e estará junto e unido em 2026”, pontua.

 

Composição da gestão 2026

A nova diretoria é composta ainda pelos reitores dos Institutos Federais de: Roraima (IFRR), Nilra Jane Filgueira Bezerra, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, vice-presidente de Administração; Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, vice-presidente de Gestão de Pessoas; e Brasília (IFB), Veruska Machado, vice-presidente de Relações Institucionais.

A posse da nova gestão deve ocorrer em fevereiro, durante reunião do colegiado, em Brasília. A solenidade será presencial na sede do Conselho.

Diretoria de 2026 do Conif

Sobre o Conif

O Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. Tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas (38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II) que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conselho trabalha por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promover ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas. Desenvolve estudos e projetos, por meio de congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

Fim do conteúdo