Reflexões sobre situações de violência contra a mulher e campanha solidária ocorrem na Reitoria

A importância de todos estarem atentos a possíveis situações de violência contra as mulheres foi destacada na roda de conversa realizada na segunda-feira, 11 de março de 2019, na Reitoria do IFRS. As facilitadoras foram Luciane Laikovski e Regina Zanetti, da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal e do Centro de Referência da Mulher que Vivencia Violência (Revivi) de Bento Gonçalves.

Na ocasião, além de falar do trabalho desenvolvido pelo Revivi e das estatísticas de violência no município, foram exemplificadas as diferentes formas de agressão contra a mulher e como estas se manifestam, em todos os níveis de escolaridade e renda. Não são apenas as agressões físicas que representam violências, mas também situações como: ser impedida de sair de casa, de falar com amigos ou familiares; ser forçada a fazer sexo; sofrer ameaças de perder a guarda dos filhos; ter restrições patrimoniais ou financeiras, ser humilhada diante dos filhos ou em público; ofendida, amedrontada, constrangida ou controlada.

Qualquer pessoa que presencia situações como essas pode denunciar no Revivi (54 3454-5400), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (54 3454-2899) ou na Brigada Militar (190) e, ainda, por meio de denúncias anônimas pelo número 180.

O amparo legal sobre o tema, como a Lei Maria da Penha e a nova Lei da Importunação Sexual,  também foi abordado.

A secretária do Núcleo de Ações Afirmativas da Reitoria (Naaf), servidora Maria Águeda da Silva, também ressaltou que tanto os Naafs quantos os Nepgs oferecem espaço de escuta para casos de assédio ou violência no âmbito do IFRS, além da Ouvidoria. Neste sentido, a ideia de que “ninguém deve meter a colher” também foi combatida: todos e todas têm o dever de alertar sobre este tema.

A palestra faz parte campanha institucional do IFRS “Isso Me Diz Respeito: Voz da Mulher”, destinada a toda a comunidade do Instituto, desenvolvida neste mês da março. Outra iniciativa na Reitoria é a “Campanha Solidariedade, fraternidade e sororidade”. Até 29 de março, são arrecadados itens de higiene pessoal feminina, que serão doados às vítimas de violência acolhidas no Revivi. Uma lista com sugestões está disponível no link. As doações podem ser entregues na sala da Comunicação, 2º andar da Reitoria. As iniciativas são promovidas pelo Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf), Departamento de Comunicação e Gabinete do Reitor.

A campanha está alinhada com valores institucionais definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFRS, como equidade e justiça social, solidariedade, compromisso social e respeito à diversidade.