Reconhecimento é o tema da atividade final do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais

Com o tema “Reconhecimento, história(s) e (re)existência(s)”, será realizada a atividade de encerramento do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais, nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, das 19h às 21h.  A atividade ocorrerá de forma on-line, com transmissão pelo canal IFRS-Oficial no YouTube, aberta a todos os interessados.

O encontro contará com dois palestrantes: Mako’Yilè Yabace CoMPaz – Kelly Rocha de Souza David (Escola CoMKola Kilombola Epè Layiè) e  José Otávio Catafesto de Souza (Ufrgs). Será mediado pelo pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini.

A palestrante Mako’Yilè Yabace CoMPaz – Kelly Rocha de Souza David é quilombola, co-fundadora da Comunidade Kilombola Morada da Paz da Nação Muzunguê, pedagoga, produtora cultural, Gba Oya Kan (coordenadora pedagógica) e educamor da Escola CoMKola Kilombola Epè Layiè Terra Viva em Yorubá e Mestra da Cultura Viva.

O palestrante José Otávio Catafesto de Souza  é etnoarqueólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A fala de encerramento contará com a presença da pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti.

Sobre o “Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS”

O curso é composto por sete atividades virtuais abertas ao público, que foram realizadas entre os meses de setembro e novembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Como temas centrais estavam o debate sobre direitos dos povos indígenas, a cultura e a inclusão de indígenas e quilombolas na educação.

As atividades foram elaboradas com o foco em especial nos profissionais da educação e na comunidade acadêmica do IFRS, mas abertas ao público em geral. As transmissões  permaneceram disponíveis no canal IFRS Oficial no YouTube, assim,  o público poderá  assistir as atividades de forma remota por tempo indeterminado.

O curso é uma promoção da Assessoria de Relações Étnico-Raciais do IFRS.