Início do conteúdo

Quatro estudantes do IFRS recebem o prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho


Na noite da última terça-feira, 31 de outubro de 2023, quatro estudantes do IFRS Campus Osório foram agraciadas com o prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. A honraria foi promovida pelo governo do Estado em reconhecimento à contribuição de pesquisadores e jovens talentos de escolas públicas gaúchas. O evento contemplou os prêmios Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), e Jovem Talento Científico Gaúcho, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

O Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho reconheceu 29 estudantes que se destacaram em competições do conhecimento e olimpíadas científicas nacionais e internacionais neste ano, dentre os quais, as alunas do IFRS: 

Categoria Nacional

  • Amanda Ribeiro Machado – Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP) – etapa Brasil – 1º lugar – Projeto “Biogrape: inovação para o tratamento de efluentes têxteis a partir de celulose bacteriana do vinho”;

Categoria Internacional

  • Victórya Leal Altmayer Silva – International Conference de Young Scientists (Conferência Internacional de Jovens Cientistas) – Medalha de Bronze e Diploma de Melhor Apresentação Mundial na categoria de Matemática;
  • Laura Nedel Drebes – Bolsa Pesquisa Junior no “International Summer Science Institute (ISSI)” – Israel;
  • Camily Pereira dos Santos – Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher – 4ª edição do projeto “Sustain pads: absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”.

Todas elas foram orientadas pela professora Flávia Twardowski do IFRS Campus Osório e estiveram no evento, à exceção de Camily que está em Stanford. Para receber o prêmio em seu lugar, a mãe da estudante participou da cerimônia. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, também esteve presente. 

A premiação é oferecida pelo Educar para Inovar, programa da Sict em parceria com a Seduc, com selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com informações da Secretária de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Fim do conteúdo