Qualidade da rede federal no Estado é destaque na imprensa

A qualidade do ensino dos Institutos Federais localizados no Rio Grande do Sul foi destacada em matéria veiculada nesta quinta-feira, 30 de agosto de 2018, no site Gaúcha ZH. O texto comenta resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgados em entrevista coletiva de imprensa pelo Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme a notícia, os resultados “mostram que a rede federal se constitui como uma ilha de excelência no Ensino Médio do Rio Grande do Sul. De cada 10 alunos de institutos federais, de escolas vinculadas a universidades e de colégios militares, cinco apresentam aprendizado avançado em português e matemática”.

Leia a matéria completa

Acesse Resultados Brasil, Estados e Municípios do Saeb (o Boletim das Escolas está previsto para ser divulgado até 30 de setembro e o Painel Educacional de Estados e Municípios até 30 de outubro)

Sobre o Saeb

De acordo com o Inep, o Saeb é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. Oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das Escalas de Proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar; compõem o Ideb.