Quadra Poliesportiva do Campus Alvorada é inaugurada

Autoridades presentes utilizando máscara em frente a placa de inauguração da quadra poliesportiva.

O dia 6 de maio de 2022 entrou para a história do Campus Alvorada. A tarde ensolarada da sexta-feira foi de festa para a unidade e para todo o IFRS, pois foi  inaugurada a quadra poliesportiva coberta do Campus, espaço tão desejado para práticas esportivas e também para intensificar as relações com as comunidades do entorno.

Na solenidade, a estudante Victória Mariano (4º ano do Técnico em Meio Ambiente – Integrado ao Ensino Médio) – representando os demais discentes – lembrou que o IFRS é uma das principais instituições de educação pública no Brasil, além de ser a primeira na cidade de Alvorada. Ainda, ressaltou a importância da quadra para práticas esportivas e por ser um espaço acolhedor, que une as diferentes turmas, as diferentes pessoas durante as atividades.

O diretor-geral do Campus Alvorada iniciou sua fala destacando nomes de alguma pessoas que se envolveram no processo de construção da quadra a fim de reconhecer e demonstrar que a complexidade dos institutos federais (IFs) acontece com muita gente comprometida com a educação pública, o que não foi diferente na obra. Entre os nomes, mencionou os colegas servidores das pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional e de Administração e Planejamento e da Diretoria de Administração do Campus e da deputada federal Maria do Rosário, que destinou parte do recurso financeiro à edificação da quadra.

Fábio declarou estar muito feliz pelo momento vivido, especialmente porque a cada passo que a instituição avança, se fortalece a potência dos institutos federais (IFs), que oferecem do ensino médio à pós-graduação, e o direito à educação. De acordo com o diretor, a formação ofertada propõe que cada estudante tenha acesso à tecnologia, ao conhecimento, ao patrimônio cultural, às questões mais elementares que constituem os seres humanos e o esporte é uma dessas.

“E quando a gente tem uma quadra bonita, boa como a nossa, possível à prática de vários esportes como a nossa, eu tenho certeza que fortalecemos a proposta dos IFs. Essa política que quem sabe seja a mais importante da história deste país, que leva a estrutura pública e de qualidade aos quatro cantos do nosso território e leva às periferias”, destacou.

Outro ponto enfatizado pelo diretor foi o vínculo mais profundo que a quadra permitirá estabelecer com as comunidades do entorno e com os egressos, esses que não tiveram espaço como este quando alunos. Segundo Fabio, o esporte vai abrir ainda mais as portas do Campus Alvorada. Conforme relatou, já está acontecendo um projeto de basquete e no primeiro dia da atividade as pessoas perguntaram: Que instituição é essa? Que cursos oferece? Como faço para estudar aqui? “Essa quadra é do Campus Alvorada, é de vocês, é deste território”, disse.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, em seu pronunciamento, ressaltou dois motivos especiais que tornaram a solenidade um momento de muita alegria. O primeiro, a presencialidade do ato, o contato, o olhar, a possibilidade de conversar pessoalmente após quase dois anos de isolamento e trabalho remoto. E o segundo, a inauguração da quadra que, de acordo com o docente, é um aparelho público, pois será de uso de toda a comunidade, de todo o território, não só dos estudantes e servidores do Campus Alvorada.

De acordo com o reitor, esta é a sexta quadra poliesportiva coberta inaugurada pelo IFRS nos últimos quatro anos. Júlio salientou, com muita alegria, que até o início de 2023, todos os campi da instituição terão espaços esportivos iguais ao do Campus Alvorada. Ele também agradeceu à deputada Maria do Rosário por oportunizar, através de emenda parlamentar, dois terços do valor necessário à execução da obra.

Além de participar da inauguração e visitar os colegas, a presença do reitor na unidade teve a finalidade de anunciar novos investimentos. Um deles é de que os recursos financeiros para o cercamento da quadra estão garantidos e a obra deverá iniciar ainda este ano. O outro é a aprovação do orçamento de R$ 900 mil para a construção de um bloco de laboratórios no Campus. O processo está na aguardo da liberação do alvará pela Prefeitura.

A cerimônia teve a presença de estudantes, servidores e autoridades, entre elas, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo; da pró-reitora de Administração e Planejamento do IFRS, Tatiana Weber; do pró-reitor adjunto de Administração e Planejamento do IFRS, Márcio Cristiano dos Santos; da deputada estadual, Stela Farias; a vereadora municipal Giovana Thiago; a diretora do Campus Canoas do IFRS, Patrícia Nogueira Hübler; entre outros.

Ao final da solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração.

Veja algumas fotos do processo da obra em nosso perfil no Instagram: @ifrs.alvorada.

Com informações e fotos da Comunicação do Campus Alvorada do IFRS