Início do conteúdo

Publicado edital de seleção para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do IFRS


Imagem de parreiras e um cacho de uva. Na imagem texto: Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia. Inscrições de 22 de abril a 13 de maio.

Está publicado o edital com as informações sobre o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves para o ano letivo de 2024.

Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. Os candidatos podem solicitar isenção desse pagamento, no período de 08 a 12 de abril de 2024, através de formulário disponível no site do programa.

As inscrições podem ser feitas de 22 de abril até 13 de maio no site do PPGVE.

O curso é presencial e tem duração de 24 meses, nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC.

Vagas e linhas de pesquisa

Neste processo seletivo são ofertadas 30 vagas: 20 no Campus Bento Gonçalves do IFRS e 10 no Campus Urupema do IFSC. As vagas em cada uma das instituições serão para as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE): “Tecnologias em Viticultura e Enologia” e “Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura”.

O processo seletivo destina-se a profissionais graduados, em cursos de bacharelado, licenciatura ou de tecnologia (devidamente reconhecidos pelo MEC), preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola.

Os interessados devem ler as informações completas no Edital 16/2024. Em caso de dúvidas, acesse o site do PPGVE ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Sobre o PPGVE

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) em 2020 e reconhecido pelo MEC pela Portaria Nº 157/2021. É um programa de pós-graduação stricto sensu Profissional, em forma associativa, em Viticultura e Enologia, conferindo o título de Mestre.

Tem como objetivo capacitar profissionais no setor vitivinícola, aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

É um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, coordenado pela Comissão Acadêmica Geral, que tem como sede o Campus Bento Gonçalves do IFRS. O Campus Urupema do IFSC integra o PPGVE como Instituição Associada.

Saiba mais em pos.ifrs.edu.br/ppgve/

Comunicação do Campus Bento Gonçalves, editada pela Comunicação da Reitoria

Fim do conteúdo