Publicada a chamada para a seleção de alunos do primeiro Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Brasil

Está publicada a chamada para a seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, ofertado gratuitamente nos campi Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses. Neste processo seletivo são ofertadas 27 vagas, no total, distribuídas da seguinte forma: 20 no Campus Bento Gonçalves do IFRS e sete no Campus Urupema do IFSC.

O ingresso de alunos será no primeiro semestre de 2022 e as inscrições serão recebidas no período de 3 a 17 de janeiro. O curso é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. Os candidatos que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 1.650,00 (1,5 salário mínimo nacional) por pessoa do grupo familiar podem solicitar isenção desse pagamento entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021.

Podem se inscrever os graduados em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola. Os interessados devem ler as informações completas na chamada para seleção disponível em https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/ e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

📆 Evento on-line sobre a chamada de seleção

Na quinta-feira, dia 11 de novembro, será realizado um evento on-line de divulgação da chamada pública para o processo de seleção, com a participação dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos dois Institutos Federais, dos diretores-gerais dos campi Bento Gonçalves e Urupema e dos coordenadores do curso. A transmissão será pelo canal youtube.com/campusbentogonçalves, com início às 19h.

Outra live acontecerá no dia 22 de novembro, no mesmo local e horário. Nessa ocasião, as coordenações do curso apresentarão orientações para elaboração do anteprojeto de pesquisa, documento exigido no processo seletivo.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE)

O PPGVE é um programa que atua em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. No primeiro momento a oferta se dará nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Futuramente, poderá contar com outras instituições associadas.

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.

O curso tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. Esse trabalho deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

Vinícola-escola localizada no Campus Bento Gonçalves do IFRS

Vinícola-escola localizada no Campus Bento Gonçalves

Laboratório de Análise Sensorial da Vinícola-escola do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Laboratório de Análise Sensorial da Vinícola-escola