Projetos do IFRS são contemplados com recursos para ambientes promotores de inovação

Estudantes trabalhando em computadores em laboratório com diversos equipamentos como impressora 3D e corte a laser.

Laboratório de Acionamentos Industriais do Campus Rio Grande

Dois projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram contemplados com recursos financeiros para implantação e estruturação de Ambientes Promotores de Inovação em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. No total, serão destinados R$ 160 mil para criação e consolidação desses espaços.

Os ambientes promotores de inovação articulam a cooperação de estudantes e servidores do IFRS com a comunidade externa, estimulando ações e projetos focados em soluções inovadoras e criativas, assim como incentivam a cultura empreendedora. “Esses ambientes integram projetos de áreas multidisciplinares, promovem a cooperação entre diferentes atores da sociedade e articulam soluções inovadoras para a sociedade”, comenta o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos do IFRS, Anderson Yanzer.

Atendimento de necessidades de arranjos produtivos locais

Espaço IFMaker do Campus Ibirubá, que fará parte do coworking multicampi.

O projeto Espaços de coworking locais, conjunto entre os campi Sertão, Erechim e Ibirubá, receberá um apoio financeiro de R$ 40 mil para ser iniciado. Esse modelo multicampi apresenta a vantagem de possuir infraestruturas distintas, agregando profissionais de diferentes áreas e permitindo a cooperação para o atendimento de necessidades reais dos arranjos produtivos locais, comenta o coordenador-geral do projeto, professor do Campus Sertão Gustavo Reolon.

O valor recebido será compartilhado entre os três campi. O recurso servirá para a estruturação do ambiente, aquisição de equipamentos e custeio de bolsas. “Inicialmente, faremos o levantamento dos dados econômicos, empresariais e de inovação da região de atuação dos campi, identificando atores e ações praticadas sobre a inovação e o atendimento às necessidades regionais e prospectando as demandas reais e não atendidas”, explica a coordenadora do projeto no Campus Erechim, professora Ana Carolina Salles.

Impresso 3D adquirida para o espaço coworking do Campus Sertão

O coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e autônomos. “Nosso projeto tem como objetivo gerar um aprendizado coletivo, desenvolvido de forma colaborativa entre os envolvidos das diversas áreas do conhecimento em parceria com a sociedade que difunde a cultura da propriedade intelectual, da transferência de tecnologias e da inovação tecnológica”, completa o coordenador do projeto no Campus Ibirubá, professor Cristiano Kulman.

Publicidade para as iniciativas desenvolvidas no Campus

Laboratório de Comando Numérico Computadorizado do Campus Rio Grande

No segmento de laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos ou espaços makers, o OpenLab, do Campus Rio Grande, receberá apoio financeiro de R$ 120 mil.

O projeto tem a proposta de dar visibilidade e apresentar o Campus Rio Grande à comunidade externa, como um grande laboratório aberto, onde projetos de inovação e tecnologia de cunho prático e com foco em trazer benefícios à sociedade serão desenvolvidos. “Para isso, pretende integrar os empreendimentos e demais recursos existentes no campus de modo a compor um complexo de inovação, empreendedorismo e criatividade”, comenta Carlos Eduardo Pinheiro, um dos coordenadores do projeto.

O projeto propõe aproximar empresas, empreendedores e investidores que vislumbram tornar suas demandas, necessidades e ideias em algo inovador, buscando melhorias nos seus processos internos ou à comunidade de forma geral. “O OpenLab, por ser um projeto voltado a integração, gestão, marketing e publicidade, intenciona dar ainda mais visibilidade a outros projetos consolidados e em andamento no campus”, finaliza Loraine Lopes da Silva, que também coordena o projeto.

O OpenLab conta com a participação de outros 21 membros, sendo 16 colaboradores e 5 bolsistas.

Habitats no IFRS

Atualmente, o IFRS possui 20 habitats de inovação instalados em 14 campi. No mês de abril deste ano, começou a atuar a Coordenação dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo, sob a responsabilidade da professora Ana Caroline Dzulinski, do Campus Caxias do Sul.

Para mais informações, acesse o Integra – Portal de Inovação e conheça os habitats de Inovação no link https://integra.ifrs.edu.br/portfolio/laboratorios