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Projeto Turismo Rural do Campus Osório realiza primeira feira na Borússia


O Projeto Turismo Rural, desenvolvido pela Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público (Ires) do Campus Osório promoveu sua primeira atividade na tarde de sábado, 17 de dezembro, na comunidade São Sebastião, no Morro da Borússia. O Festival Multicultural Rural – Edição Especial de Natal contou com exposições, apresentações artísticas, artesanatos, city tour, feira de produtos orgânicos e a roda de conversa Agroecologia para alimentar o mundo!, do projeto Tertúlias Ufrgs Litoral, em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (NEA).

O evento foi confirmado em 10 de novembro, após reunião com a Prefeitura de Osório e instituições parceiras da iniciativa: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, grupos Osório Rural e Sal da Terra (do município de Caraá) e Conselho Municipal de Turismo.

A demanda de criação de uma feira cultural permanente no Morro da Borússia surgiu do trabalho de assessoria que é feito pela Incubadora desde julho com o grupo Osório Rural, formado por empreendedores da localidade que trabalham com produção agroecológica e estão abrindo suas propriedades para atividades turísticas. “O intuito é que as feiras sirvam de atrativo para quem visita o morro, dando acesso aos bens culturais que são produzidos naquela comunidade”, enfatiza o professor Márcio Pozzer, um dos coordenadores do projeto.

Durante o ano, o grupo do Projeto Turismo Rural participou de reuniões para implementação da iniciativa: recebeu o Conselho Municipal de Turismo no Campus Osório e esteve na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório com a Emater e empreendedores do Morro da Borússia.

 

Sobre o projeto

Coordenado pelos professores Márcio Pozzer, João Paulo Agostini e Bianca Pugen, o Projeto Turismo Rural, que encontra-se em fase de diagnóstico, deve auxiliar os empreendedores com estratégias de governança, planos de negócios, planejamento de marketing, montagem de roteiros, desenvolvimento de plataformas de comunicação e vendas entre outras possibilidades. Para a Incubadora, o turismo do Litoral Norte deve ter centralidade nas estratégias de desenvolvimento.

 

Matéria Comunicação do Campus Osório

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