Projeto que reúne 12 instituições para desenvolver soluções ao agronegócio é aprovado em edital

Banner com a frase: Redes inovadoras de Tecnologias Estratégicas. O edital visa estimular a pesquisa cientifica de excelência e a geração de tecnologia e inovação em áreas estratégicas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem dois docentes participando de projeto  que envolve 12 instituições de ensino superior e foi aprovado pelo Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (Rites-RS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs). A previsão de investimento é de R$ 2,25 milhões.

O projeto é intitulado “Rede Gaúcha para o desenvolvimento de processo de produção, formulação e validação em campo de bioinsumos agrícolas multifuncionais para substituição de insumos químicos”. Tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis ao agronegócio nacional, ao propor uma rede de pesquisa para o desenvolvimento de bioinsumos microbianos multifuncionais e transferência de tecnologia ao setor produtivo (Redeitec Bioinsumos – RS), englobando processo produtivo, conscientização e informação acerca de manejo adequado das tecnologias desenvolvidas.

O IFRS está  representado pelos docentes e pesquisadores Wagner Priamo, do Campus Erechim, e Otávio Dias da Costa Machado, do Campus Bento Gonçalves. No total, são 34 pesquisadores: do IFRS e IFFarroupilha; das universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Pelotas (UFPEL) e do Pampa (Unipampa); e das universidades Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); de Caxias do Sul (UCS); de Passo Fundo (UPF); Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), de Cruz Alta (Unicruz) e Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). A coordenação é do professor Marcio Antonio Mazutti.