Projeto do IFRS que remove metal da água é premiado

Ao aliar teorias científicas com a necessidade da comunidade, o IFRS – Campus Osório desenvolve o projeto BCA: Biossorvente da Casca de Arroz para Remoção de Metais da Água de Poço do Litoral Norte Gaúcho. A iniciativa do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coordenada pela professora Flávia Twardowski, foi vencedora regional da  5ª edição do prêmio nacional Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Agora, o projeto concorre na etapa nacional do prêmio. As votações populares vão até o dia 24, pelo site da premiação. O resultado será divulgado no dia 26 de setembro.

Conheça no vídeo o projeto do IFRS – Campus Osório que a cria um método alternativo para a filtragem de água:

Prêmio Respostas para o Amanhã

Os concorrentes da etapa nacional serão avaliados por uma comissão que vai indicar três vencedores nacionais para serem contemplados com uma viagem de Intercâmbio Científico-Cultural a São Paulo, e as instituições de ensino receberão o selo digital de Vencedor Nacional. A proposta do prêmio é valorizar projetos desenvolvidos na instituição que mobilizem os conhecimentos curriculares nas áreas de ciências da natureza e/ou matemática e suas tecnologias para solucionar problemas das comunidades onde vivem.

Nesta edição, o Prêmio Respostas para o Amanhã recebeu 1.128 inscrições, somando cerca de 47 mil estudantes. Na etapa regional, foram selecionadas cinco instituições de cada região do Brasil para produzir um vídeo de até 3 minutos sobre o seu projeto e concorrer na votação.

De abrangência nacional, o prêmio é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.