Projeto do IFRS – Campus Osório recebe prêmio nacional

É campeão na etapa nacional na 5ª edição do prêmio nacional Respostas para o Amanhã o projeto BCA: Biossorvente da Casca de Arroz para Remoção de Metais da Água de Poço do Litoral Norte Gaúcho do IFRS – Campus Osório. Os vencedores foram divulgados nesta quarta-feira, dia 26 de setembro de 2018. A premiação é promovida pela Samsung e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Alunos e professores ganharão um selo comemorativo e uma viagem de intercâmbio científico-cultural para São Paulo.

A ação de pesquisa é do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coordenada pela professora Flávia Twardowski com apoio dos professores Cláudius Soares e Saulo Gomes Filho.  No início do mês, o projeto havia sido vencedor na etapa regional.

Para a professora, a conquista é resultado do esforço e da dedicação de todos os envolvidos: “A turma surpreendeu nos quesitos organização e comprometimento, fazendo uso das potencialidades de cada um e superando as dificuldades que surgiam. E isso somado ao apoio dos colegas Cláudius e Saulo, que conseguiram associar conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, colocando em prática conceitos da teoria, é o que tornou possível obter esse resultado tão significativo”.

Biossorvente da Casca de Arroz

O projeto de pesquisa visa a criação de um método alternativo para a filtragem da água de poço, utilizando a casca do arroz produzido no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A preocupação com a qualidade da água de poço do município de Osório e com o descarte dos resíduos agroindustriais pela indústria local foram estímulos para o desenvolvimento do trabalho.

De acordo com a docente, a pesquisa já conseguiu comprovar a redução de 80% de ferro e 50% de manganês da água testada: “o resultado foi surpreende, mas precisamos continuar trabalhando para reduzir o manganês que ainda está alto. Vamos testar também outros resíduos agroindustriais, como cascas de frutas”.

Conheça no vídeo o projeto do IFRS – Campus Osório que cria um método alternativo para a filtragem de água:

Prêmio Respostas para o Amanhã

A proposta do prêmio é valorizar projetos desenvolvidos que mobilizam os conhecimentos curriculares nas áreas de ciências da natureza e/ou matemática e suas tecnologias para solucionar problemas das comunidades onde vivem.

Nesta edição, o Prêmio Respostas para o Amanhã recebeu 1.128 inscrições, somando cerca de 47 mil estudantes. Na etapa regional, foram selecionadas cinco instituições de cada região do Brasil para produzir um vídeo de até 3 minutos sobre o seu projeto e concorrer na votação.

De abrangência nacional, o prêmio é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.