Projeto do Campus Ibirubá é premiado na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas ocorreu de 23 a 27 de junho de 2021 de maneira virtual. Essa foi a segunda edição do evento e contou com 182 projetos de pesquisa finalistas confirmados, sendo mais de 800 finalistas (entre estudantes, orientadores e coorientadores), de 242 escolas (dos 23 estados + Distrito Federal).

O IFRS Campus Ibirubá teve um projeto participante, intitulado “Remoção da dominância apical em cultivares de soja ” de autoria da aluna Gabriele Molinari Rother sob orientação da professora Daniela Batista dos Santos. O projeto apresentado foi contemplado no EDITAL IFRS Nº 26/2020 PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/PIBITI/IFRS/CNPq, sendo que a aluna Gabriele é bolsista PIBIC-Ensino Médio e cursa o segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

A pesquisa acontece em parceria com a empresa GDM Genética do Brasil S.A e busca avaliar características morfofisiológicas e o rendimento de cultivares de soja quando submetidos à remoção da dominância apical em diferentes estádios fenológicos. A remoção simula eventos abióticos e bióticos aos quais a produção vegetal está sujeita: como por exemplo, os eventos de granizo que foram registrados na safra 2020/2021, gerando danos de grande proporção na cidade de Tapera/RS; e danificando lavouras de soja no interior de Ibirubá/RS. O projeto foi finalista da Feira Brasileira de Jovens Cientistas e premiado com o Prêmio Caminhos do Conhecimento, concedido pela Editora Blucher.

Texto: Comunicação do Campus Ibirubá