Projeto de pesquisa de estudantes de Osório é apresentado e homenageado na sede do MCTI

As jovens cientistas Laura Drebes e Camily Pereira, e a professora Flávia Twardowski do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório, estão participando da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências. O evento reúne em Brasília de 22 a 26 de novembro de 2022, na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), 37 projetos que obtiveram destaque em feiras e mostras científicas fomentadas por editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2020 e 2022, desenvolvidos por estudantes da educação básica de todo o Brasil.

A recepção do grupo foi organizada pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI e incluiu uma visita ao ministério, exposição dos trabalhos e homenagens. Os estudantes receberam certificados e os professores medalhas.

Na quarta-feira (23), os participantes conheceram as instalações do CNPq e apresentaram suas pesquisas, sendo que, 18 delas, entre as quais a SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais, foram compartilhadas em um auditório na presença de gestores e servidores do CNPq e MCTI.

Na quinta-feira, a agenda foi na Casa Thomas Jefferson, um espaço americano voltado a desenvolver profissionais e promover eventos culturais. Os trabalhos foram partilhados com estudantes de escolas públicas da capital federal e profissionais da Embaixada dos EUA. As atividades programadas encerram no sábado (26), com apresentação de banner na Universidade Federal de Brasília (Unb).

A professora Flávia Twardoswki destaca o importante papel da mostra nacional, coordenada pelo professor Felipe Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), para divulgação e popularização da ciência. Segundo Ribeiro, foi a realização de um sonho: “Os projetos que estão aqui no ministério reforçam a importância de fomentar as feiras de ciências”, afirma.

O ministro do MCTI, Paulo Alvim, reforçou a importância da educação para o País. “Estudem sempre,” disse aos estudantes. “A educação é a grande ferramenta para entenderem o futuro e elaborarem soluções em ciência e tecnologia”. A coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copceski, destacou que o objetivo da mostra é contribuir para a promoção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelos jovens e acrescentou que a mostra estimula a produção de conhecimento e dá visibilidade aos projetos fomentados pelo MCTI/CNPq.

Sobre a Mostra

A Mostra Nacional de Feiras de Ciências reúne projetos desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI. O edital que dá origem à Mostra é uma realização da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com patrocínio do MCTI.

A primeira edição foi realizada em julho de 2019, em Campo Grande (MS), e reuniu 50 projetos de diversos estados brasileiros. Em 2021, a segunda edição contou com 57 projetos e foi realizada de forma virtual em conjunto com a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com sede em Mossoró (RN).

Matéria Comunicação do Campus Osório