Início do conteúdo

Projeto Alvorada é apresentado para o governo do Estado


Projeto Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi apresentado ao vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, na tarde desta segunda-feira, 28 de janeiro de 2019. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, tiveram uma reunião com o vice-governador e com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin. A agenda ocorreu na prefeitura de Bento Gonçalves.

O projeto objetiva promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. É uma parceria com o Ministério da Justiça e ofertará cursos de formação profissional a ex-apenados. Serão disponibilizadas, ainda em 2019, 30 vagas em cursos de diferentes áreas.

O reitor e o pró-reitor solicitaram ao vice-governador uma aproximação com a gestão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Estado. O objetivo é que a Susepe atue como parceira, selecionando os egressos do sistema prisional que participarão dos cursos. O vice-governador afirmou que encaminhará o agendamento de uma reunião entre as gestões da Susepe e do IFRS.

Júlio também solicitou apoio de Ranolfo Vieira Júnior para que a iniciativa possa ser expandida a outros municípios, o que depende da captação de mais recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O Projeto Alvorada é uma ação conjunta entre Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFRS, Departamento Penitenciário Nacional, Ministério Público Estadual e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Três campi serão responsáveis pela execução: Alvorada, Porto Alegre e Viamão, que contarão com o aporte financeiro do Fundo Penitenciário Nacional no valor de R$740 mil, destinado à operacionalização das capacitações.

 

Na foto, da esquerda para a direita: Júlio Xandro Heck, Ranolfo Vieira Júnior, Guilherme Pasin e Lucas Coradini

Fim do conteúdo