Início do conteúdo

Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS recebe inscrições até 24 de outubro


Estão abertas até 24 de outubro de 2021 as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores em um dos 17 campi do IFRS* podem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br/2022, ler com atenção o edital (documentos com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link  do sistema eletrônico para fazer a sua inscrição. 

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e o candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/1.

Saiba mais sobre este Processo Seletivo

Neste Processo Seletivo de estudantes 2022/1, o IFRS está ofertando mais de 4.800 vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi* (confira a lista de cursos).

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição. Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00. Para os cursos que terão como forma de ingresso a realização de uma prova, a taxa de inscrição tem o custo de R$ 50,00. A exceção são os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não terão cobrança de taxa de inscrição.

Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico, não importa se tiveram o pedido aceito (deferido) ou não (indeferido). Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 25 de outubro de 2021.

Confira abaixo informações sobre a forma de seleção e outros detalhes sobre este Processo Seletivo.

📝 Como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para poder concorrer à vaga de escola pública. Os demais podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

Neste ano, foram definidas adaptações no formato da seleção dos candidatos. Confira como será o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção ocorrerá de duas formas diferentes, por prova ou sorteio, dependendo do campus de interesse:

Serão aplicadas provas presenciais de seleção para os cursos técnicos integrados dos campi Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Os conteúdos programáticos das provas podem ser consultados no Anexo II do Edital dos cursos técnicos integrados (Edital nº 77/2021, disponível no site ingresso.ifrs.edu.br).

E haverá sorteios entre os candidatos inscritos para os cursos técnicos integrados dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rolante e Viamão.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por sorteios públicos entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (dão a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteios públicos entre os candidatos inscritos.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.  

 📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até 24 de outubro de 2021

Último dia para pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição: 25 de outubro de 2021

Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 05 de dezembro de 2021

Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro de 2021

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

 ⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações. 

* Sobre os campi: Todos os 17 campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

 

Fim do conteúdo