Início do conteúdo

Processo Seletivo 2025/02: Está publicada a convocação para a verificação étnico-racial


A convocação para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) no Processo Seletivo de estudantes 2025/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comparecerem às comissões de heteroidentificação foi publicada nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025.

As listas estão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br. Para acessar, o candidato deve clicar no nome do campus na capa do site – seção de “Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação” – e então no tipo de seleção pelo qual está concorrendo.

Confira, a seguir, informações sobre os próximos passos da verificação étnico-racial para candidatos autodeclarados pretos e pardos: 

📌De 29 de maio a 1º de junho de 2025, todos os nominados na convocação para verificação étnico-racial devem entrar no sistema de Pré-Matrícula (acesso pelo site ingresso.ifrs.edu.br) e preencher os documentos “autodeclaração de candidato preto/pardo” e “autorização de imagem”. 

📌 Para os inscritos no modo Sorteio ou Enem, a heteroidentificação ocorrerá no dia 29 de maio de 2025. O local e o horário estão disponíveis junto à convocação, no site ingresso.ifrs.edu.br.

📌 Para os candidatos que farão a seleção por prova, dia 1º de junho, a heteroidentificação ocorrerá ao final do exame. Ao terminarem a prova, os autodeclarados negros (pretos e pardos) devem se dirigir para a sala indicada pelo fiscal. 

📌 Estão dispensados de comparecimento à comissão de heteroidentificação os inscritos em cursos com menos candidatos do que vagas ofertadas.

Na comissão de heteroidentificação: o candidato deverá apresentar  um documento de identificação com foto. Não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.

O resultado preliminar da banca de heteroidentificação para todas as formas de ingresso será publicado no site de ingresso no dia 03 de junho. Os recursos quanto ao indeferimento (não aceitação) da declaração racial poderão ser submetidos no dia 04 de junho, e o resultado final será divulgado no dia 05.

O deferimento (aceitação) não é garantia à matrícula, sendo necessário que o candidato siga os demais procedimentos para efetuá-la. Aqueles que não tiverem sua autodeclaração confirmada serão reclassificados para o acesso universal (cota 1).

📍 Todas as publicações sobre o Processo Seletivo 2025/02 são disponibilizadas no site de ingresso. É importante que os candidatos acessem o site com frequência.

 

Leia também:

Candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas devem estar atentos às comprovações para a reserva de vagas no Processo Seletivo 2025/02

 

Fim do conteúdo